Psicanálise em Steven Universe - Diamonds (Teoria)

Diamonds/Diamantes e a teoria do modelo topográfico (Id, Ego e Superego)
Diamonds/Diamantes e a teoria do modelo topográfico (Id, Ego e Superego)


Gosto muito do desenho Steven Universe ('Steven Universo', na versão dublada) do Cartoon Network, também amo Psicologia e tenho tendência a ver ela em tudo (vocês já devem ter percebido 😂😂😂). Até que hoje me deparei com uma teoria bastante curiosa sobre a série e resolvi compartilhar com vocês. Não sei quem elaborou, mas ela circula nos fóruns do Reddit e faz muito sentido. As diamonds, gems mais poderosas e que são as imperatrizes de Homeworld seriam uma analogia ao modelo topográfico da teoria de Freud (Id, Ego e Superego).

Siga nas redes sociais: 👍 Facebook | 💬 Twitter | 📷 Instagram | 📌 Pinterest
🔔 Seja um padrinho! Conheça minha campanha no Padrim

[Atenção: tentei não colocar nenhuma revelação chave do enredo da série nessa publicação, mas vou descrever a personalidade de cada uma das diamonds, ou o que sabemos sobre elas até o momento, e isso pode ser considero spoiler dependendo de qual episódio você está. Siga por sua conta e risco, ok?]

Lembrando que é tudo teoria, ou seja, não tem como saber se realmente a produtora de Steven Universe teve essa intenção. Também não fui eu quem elaborei não vão me apedrejar se acharem nada a ver 😇😇😇, mas coloquei um pouquinho do meu ponto de vista.



Pink Diamond - Id

Pink seria uma analogia ao Id.

Segundo essa teoria, Pink representaria o Id. Segundo Freud, Id é uma instância psíquica que todos nós temos e que contém nossos instintos, pulsões, desejos e motivações egoístas. O Id é guiado pelo princípio do prazer, ele não liga para as normas da sociedade e não conhece a inibição.

Pink é desobediente e faz o que ela quer, ela não se preocupa em seguir as regras da sociedade das gems. No entanto, eu não sei se diria que ela é puro Id. Ela demonstra várias vezes ter sentimentos de culpa pelas coisas que apronta, ela parece estar construindo seus valores.

Pink reflete se é correto despedaçar uma gem, por exemplo. Quando gems sofrem ferimentos muito graves elas 'pufam', o corpo desaparece restando a pedra, mas ele se reconstrói depois de um tempo. Então elas são quase importais, a não ser que a gema seja despedaçada, nesse caso seria como se ela morresse e a Pink acha isso abominável.

Muitas pessoas sofreram por causa das coisas que a Pink Diamond causou e ela sente remorso. Ela inclusive deu um jeitinho de "fugir" das consequências, né? Não vou dar mais detalhes porque não quero dar spoilers.


Acredito que por ser a mais nova das diamonds, Pink ainda tem um Superego imaturo e em construção. Superego é o nosso juiz interno (de nós mesmos, no caso), nossa moral, nossos valores e os da sociedade que nos foram ensinados, também chamado popularmente de "a voz da nossa consciência". Quando criança, somos muito mais guiados pelo Id, somente após a "dissolução" do complexo de Édipo é que o ser humano consolida de vez o seu Superego.

Por quê? Crianças não nascem com essas noções de culpa, vergonha, o que é aceitável e o que não é, elas deixam seus desejos fluírem descontrolados. Quando nosso desejo sexual começa a ser direcionado às outras pessoas (mais cedo na tenra infância, ele era a nós mesmos, autoerótico), elas acabam sendo nossos pais, cuidadores, adultos ou quem ocupa essa função.

Crianças nessa idade não entendem o que são esses desejos e elas também geralmente nem sabem o que é sexualidade. Com o desenrolar do complexo de Édipo a criança vai percebendo que ela não pode possuir ou ser possuída pelos seus pais.

Então vem o superego e fala isso aqui para a pobre criança 😂😂😂:


A voz do Superego aparece

[Resumindo: a importância do complexo de Édipo para o nosso desenvolvimento psíquico é aprendermos que nós não podemos ter tudo, a controlar nossos desejos de forma a adequá-los ao convívio social. Claro que os desejos não necessariamente deixam de existir, mas aprendemos a contê-los e muitas vezes a reprimi-los.]

White Diamond - Superego

White representaria o Superego

A majestosa e misteriosa White seria a personificação do Superego. Como falei, essa instância psíquica é responsável pelos nossos sentimentos de culpa e vergonha. Todos em Homeworld, inclusive as outras diamonds, tem medo da White que aparenta ser uma verdadeira juíza malvada pronta para condenar qualquer um que não seguir os valores da sociedade das gems.


Fusões de gems de tipos diferentes é tabu.
Fusão de gems do mesmo tipo.

Existe todo um debate a cerca das fusões. Gems podem se fundir formando outro ser, porém, em Homeworld a fusão só é bem vista se for realizada entre o mesmo tipo de gem e com propósitos específicos. Gems de tipos diferentes se fundindo por amor ou afinidade seria depravação e é uma prática abominada pela White Diamond.

A forma como as gems em Homeworld veem a fusão é semelhante à forma como a nossa sociedade vê o sexo, ele só é socialmente aceito se for feito dentro de condições específicas. Apenas por prazer? Feito por pessoas do mesmo sexo? Com mais de 2 pessoas? Sexo oral, anal, fetiches? Depravação! É claro que no desenho as fusões não têm uma conotação sexual de fato (há controvérsias, mas na minha opinião não tem), mas elas fazem uma analogia ao moralismo, é uma espécia de crítica à nossa sociedade.


Fusões de gems de tipos diferentes é tabu.
Fusão entre gems de diferentes tipos é moralmente condenada em Homeworld.

O superego de uma criança é construído com base no de seus pais ou cuidadores e a White Diamond é como se fosse a grande mãe da Pink. O nosso superego tem meio que a forma dos nossos pais fantasiosos da infância, os pais malvados e punidores.



Yellow e Blue Diamond - Ego

As duas seriam uma analogia ao Ego.

Já a Yellow e a Blue seriam o Ego que a é instância psíquica responsável por mediar o conflito entre o Id e o Superego. O Id é totalmente inconsciente, já o superego e o ego são parcialmente conscientes E inconscientes.

A parte inconsciente do ego são os mecanismos de defesa. Esses mecanismos existem para nos esquivar de coisas que nosso ego ainda não é forte o suficiente para encarar. Entre os mais famosos estão a repressão, a projeção, a negação, etc. Vou explicar brevemente alguns:



O mecanismo de defesa da projeção


  • Projeção: quando não admitimos ou não gostamos de alguma característica em nós mesmos que sequer reconhecemos para a nossa consciência, muitas vezes projetamos tais características em outras pessoas. Sabe aquela pessoa que vive maldizendo de quem trai o cônjuge, mas um belo dia é flagrado pulando a cerca? Aquelas pessoas que subitamente odeiam alguém que nunca fez nada contra elas, sequer conversaram ou conviveram? Muitas vezes o ódio dessa pessoa é dela mesma sendo projetado no outro. Pessoas que terminam relacionamentos, mas não admitem sua parcela de culpa e saem projetando todos os erros que cometeram no ex. Por aí vai;


Mecanismos de defesa do Ego
No senso comum 'recalque' significa inveja ou mal olhado, mas na Psicanálise o significado é outro.

  • Repressão/recalque: quando uma coisa é muito difícil de lidar, nós simplesmente empurramos ela para fora do nosso consciente, mas é como jogar sujeira para debaixo do tapete. Apesar de não conseguirmos olhar o que está dentro do nosso Inconsciente, ele afeta nosso comportamento, podem surgir sintomas psicológicos e até mesmo psicossomáticos (físicos de origem psicológica). A palavra 'recalque' se tornou tão popular que está até no linguajar contemporâneo e veio da Psicanálise mesmo, mas nas gírias não tem o mesmo significado;


Mecanismos de defesa do ego.
  • Negação: negamos coisas que estão bem na nossa cara simplesmente porque não conseguimos lidar com elas. Uma pessoa vive um relacionamento péssimo, mas não admite que é ruim e que ela sofre, ela pode tratar como se ele estivesse perfeito, fosse um verdadeiro conto de fadas. Ela não admite porque se admitir ela vai ter que lidar com a possibilidade de ter que terminar esse relacionamento. Com a idealização que ela tinha do seu parceiro não corresponde à realidade, entre muitas outras coisas difíceis;


mecanismos de defesa do ego
  • Racionalização: esse mecanismo de defesa consiste em criar explicações mirabolante e extremamente racionais e estruturadas para não admitir coisas difíceis para si mesmo. Uma pessoa que foi rejeitada pelo crush pode começar a dizer que ele não era tão bom assim e ficar inventando defeitos, por exemplo;

  • Sublimação: é o único dos mecanismos de defesa que podemos dizer que é sempre bom. Consiste em satisfazer as pulsões de forma socialmente aceitável ou construtiva. Exemplo: uma pessoa muito agressiva pode gostar de praticar artes marciais como hobby ou até mesmo de forma profissional. 

Esses são só alguns. Os mecanismos de defesa não necessariamente são algo ruim, eles também são necessários. É claro que em um nível muito grave eles podem se tornar patológicos. Precisamos fortalecer nosso ego para poder ir nos despindo dos nossos mecanismos de defesa (para isso façam psicoterapia, crianças).

A Yellow e a Blue Diamond estão localizadas bem no meio dos dois extremos representados pela Pink e pela White, às vezes elas gostam das coisas que a Pink faz, mas, ao mesmo tempo, também querem defender a moral e os 'bons costumes' de Homeworld. Além disso, podemos observar alguns mecanismos de defesa no comportamento delas, então faz sentido que elas duas representem o Ego.


Deixe sua opinião nos comentários!

Teoria sobre as diamonds e a Psicanálise.

Eu não sei se a Rebecca Sugar (criadora do desenho) realmente teve essa intenção, mas na minha opinião, como alguém que estuda Psicanálise, eu penso que faz muito sentido! Pode ser que ela tenha aplicado tais conceitos sem perceber apenas por estar reproduzindo uma família em que a criança (Pink) é mais dominada pelo seu Id, enquanto a mãe (White) é a juíza punidora.

E você, o que acha? Gosta de Steven Universe? Percebe mais alguma coisa psicanalítica ou psicológica na série? Compartilhe nos comentários.

Curta, mande para seus amigos que também gostam de Steven Universe, de Psicologia ou de ambos 💝💖💓


Trilha sonora de Steven Universe 😇😇😇




Psicanálise em Steven Universe - Diamonds (Teoria)
Salve no Pinterest!





Referências

  1. FREUD, Sigmund "O Ego e o Id", 1ª edição, Rio de Janeiro, Imago, 1996;
  2. FREUD, Anna "O Ego e os Mecanismos de Defesa", 1ª edição, Porto Alegre, Artmed, 2005.



Comentários

  1. Sou estudante de Psicologia e li seu post com bastante curiosidade, é incrível como a gente vai percebendo teorias de tantos autores impressas em obras que assistimos há tanto tempo, não é mesmo? Amei a forma como relacionou os conceitos psicanalíticos, fiquei muito curioso por assistir Steven Universe, ainda não conheço...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os episódios que saíram depois que eu fiz essa publicação fizeram com que a teoria fizesse mais sentido.

      Recomendo o desenho, é muito bom mesmo!

      Excluir
  2. oi!
    Muito interessante seu post, adoro Psicologia :D Eu conheci Steven Universe através de meus sobrinhos que não perdem um episodio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus desenhos favoritos, tem tantas mensagens bonitas e aprendizado. E as músicas são muito legais <3

      Excluir
  3. Muito interessante esta publicação. Não conhecia, mas são episódios que de certeza iria adorar.
    Gostei da ponte com a Psicologia. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre dá para extrair Psicologia de tudo kk

      Mas no caso dessa teoria, ela circula pela fanbase do desenho tem um tempo

      Excluir
  4. Já assisti alguns episódios do desenho mas nunca fiz essa conexão, gostei bastante! Me deu vontade de assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo, é muito divertido e propõe várias reflexões <3

      Excluir
  5. Nunca assisti a esse desenho, mas depois dessa sua teoria, vou procurar um episódio para assistir e analisar se concordo com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra saber se foi intencional. Às vezes só é parecido porque de fato as diamantes tem personalidades humanas.

      Excluir
  6. Ainda não conhecia nada destes desenhos apresentados no seu post, tem fundamentos bem interessantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está fazendo bastante sucesso ultimamente entre crianças e até adultos <3

      Excluir

Postar um comentário

Dica: clique em "notifique-me" para que você seja avisado(a) por e-mail quando eu responder seu comentário ❤