[Guest post] A realidade é subjetiva (Relato)

Guest Post
Guest post

Recebi um texto de um leitor refletindo sobre a subjetividade na forma como enxergamos e interpretamos o mundo e resolvi compartilhar com vocês! Este texto não foi escrito por mim, apenas fiz algumas revisões ortográficas e gramáticas e inseri as imagens para ilustrá-lo.

Siga nas redes sociais:👍 Facebook | 💬 Twitter | 📷 Instagram | 📌 Pinterest
🔔 Seja um padrinho! Conheça minha campanha no Padrim


Como eu me sinto

Hoje quero relatar como venho me sentindo bem e atualmente conseguindo entender os meus sentimentos (mesmo que algumas vezes eu ainda surte um pouco rsrsrs). E não quero me gabar disso, mas que depois de quase longos anos bem difíceis sinto consegui me posicionar e controlar melhor meus sentimentos, minhas ações (algumas prejudiciais, como a velha auto-sabotagem) e por fim minha vida.

Importância do autoconhecimento

Penso que todos precisam passar pelo processo de autoconhecimento que sinto ser de extrema importância para todos nós! E sim, este é um processo doloroso em alguns momentos. Requer tempo, pode sim demandar afastamento das pessoas, uma análise (com ou sem ajuda profissional). No meu caso foi como se eu fosse para a mais alta montanha do mundo e tudo abaixo de mim, fosse revisto, como se eu pegasse minhas atitudes, meus relacionamentos, meus momentos, minha história, minha vida completa. Colocasse lado a lado com um dicionário para tentar traduzir o significado de todas as coisas que estavam ao meu redor.

Cegueira


Depois de um tempo, percebi que todos somos cegos. Que não existe nada que seja coletivamente real (no final do texto, finalizarei esse conceito que construí). Mas afinal, todos são cegos? Sinto que quando todos vemos algo, o significado que traduzimos dessas coisas (ações, imagens, filmes, etc.) são de acordo com os nossas experiências prévias.

Claro que existem signos coletivos (Como o preto significa luto em nossa cultura), mas, em nossas experiências pessoais, construímos diversos signos individuais, como uma determinada comida pode significar algo além do sabor, por você se lembrar de momentos com amigos sempre ao ver ela.

Respiração

Sempre que algo em minha vida me faz ter um impulso emocional (eufórico ou depressivo) é a hora que hoje falo pra mim mesmo:
"Respire, isso é apenas uma sensação e vai passar"
E bem, isso vem me ajudando bastante a conseguir tirar o melhor de mim nas situações que me vejo em minha vida.


Questionamentos

Bem, após a respiração, sinto que é a hora de raciocinar frente a situação. Afinal, vamos supor que estou prestes a fazer algo por impulso, ou pensando em algo esteja me afetando de forma bastante efusiva. Os questionamentos, que vão ser o raio de sol em frente a tempestade e, a cada nova resposta e pergunta, vou enfim conseguindo atravessar o olho do furacão.

Quais perguntas fazer?
  • Por que estou fazendo isso?
  • Por que eu quero isso?
  • O isso significa pra mim?
Eu sempre tento começar com essas, mesmo que as perguntas sejam relativas de acordo com a situação. As respostas vão me levar a novas perguntas e durante esse processo de autoconhecimento da minha realidade que vou enfim conseguir dominar e entender toda a situação. Fazendo assim que não tome uma atitude por impulso ou mergulhe em uma tragédia.

Como consegui ter a noção disso tudo?

Parte desse processo cheguei após diversas conversas, respirações e reflexões sobre escolhas erradas que me fizeram sofrer muito ao longo dos últimos anos da minha vida. Porém, a total noção e clareza de tudo isso surgiu em um momento curioso: estava lá limpando meu celular quando chego em prints de conversas antigas. Percebi como a forma que eu agia em diversas situações e como as atitudes ali relatadas eram não muito saudáveis que sabotaram a minha vida.

Só que como analisando esses prints agora tenho uma visão da situação em terceira pessoa (não estou mais imerso nela) consigo compreender e revisitar esse momento de forma racional e percebo como somos cegos e como nossa realidade é subjetiva.

A minha realidade subjetiva ou a minha distorção de realidade


Mas afinal, subjetiva? Ainda fico confuso, se chamo de realidade subjetiva ou de distorção da, mas sinto que ambos os conceitos no momento fazem sentido e então podem ser usados.

Afinal, todas as coisas que acontecem ao meu redor o que vejo é apenas o meu ponto de vista. Ponto de vista esse que não vê a situação do melhor ângulo e que não é confiável (Não temos um VAR em nossas vidas, no máximo amigos, mas com visão também não confiáveis afinal sofrem do mesmo que nós. Ponto de vista este que é influenciado totalmente por todas as coisas e experiências anteriores que tive durante a minha vida, por minhas emoções e por meus sentimentos, pelo amor que sinto, pelo medo que tenho, pelas frustrações e pelos sonhos. Por todos esses fatores, sei que tudo em minha visão da realidade não é confiável e que apenas com o meus questionamentos que conseguirei de certa forma chegar a um resultado mais próximo não do real, mas da minha verdade.

PS: e tenho a noção que todo o meu processo de as perguntas, a reflexão e etc. 

São também influenciados por essa distorção da realidade e que mesmo conseguindo se distanciar da melhor forma do fato para assim conseguir ter uma visão neutra das coisas, ainda sou humano e sujeito a erros.












Comente, compartilhe! 😊


[Guest post] A realidade é subjetiva (Relato)
Salve no Pinterest!





Comentários

  1. A vida realmente é uma bela escola... Gostei de ver a forma como aprendeu a lidar com os problemas e conflitos, isso é amadurecimento. Uma palavra com um grande significado as vezes doloroso...

    ResponderExcluir
  2. Importante sempre termos uma noção do que e quem está ao nosso redor para que possamos agir de forma mais pensada, sem ser pelo impulso. Tento sempre fazer isso.

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Todos os dias nós aprendemos a lidar com nossos conflitos e com os das pessoas que nós cercam... Mas as vezes isso não é tão fácil.

    ResponderExcluir
  4. O texto me fez lembrar de duas leituras: um a ficção ensaio sobre a cegueira que aborda de uma maneira bastante forte o ser humano em uma situação de caos. E um sobre inteligência emocional , onde é abordado a síndrome do pensamento acelerado onde algumas das questões são muito semelhantes a descrita no texto para pessoas que precisam recuperar o equilibro perante alguns sentimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito interessado nesse ensaio sobre a cegueira, se você puder me passar o nome!

      O segundo pela descrição parece do Augusto Cury, eu não gosto dos livros dele porque eles tem muitos erros se nós estivermos falando de Psicologia já que ele é um autor de autoajuda e essa síndrome do pensamento acelerado foi ele quem invetou, mas fiquei muito interessado de ler o primeiro livro que você mencionou!

      Obrigado pela recomendação! Vou procurar, mas se você me passar o nome e o autor eu ficarei muito agradecido! <3

      Excluir
  5. Em minha opinião o processo de autoconhecimento vem através do amadurecimento. Com o passar do tempo vamos aprendendo com os erros e assim podemos mudar nossas atitudes de forma positiva.

    ResponderExcluir
  6. Não é fácil lidar com os nossos conflitos, porém temos que aprender e encará-los de forma sensata.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Concordo com vários pontos abordados durante o texto, pois acredito que a realidade de fato seja subjetiva, cada um vai enxergá-la de acordo com suas próprias experiências vivenciadas durante a vida. E essas experiências muitas vezes pode ter sido mudadas ou cegadas. Pensar nessas coisas nos faz entrar em combustão. Belo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, principalmente quando a gente olha para o passado e vê como a gente enxergava as coisas de jeitos diferentes :O

      Obrigado por comentar! <3

      Excluir
  8. Nossa gostei muito do seu post, eu vivo enfrentando um problema a cada dia na minha vida, mas eu tenho lidado com tudo e tirado muitos aprendizados de cada situação. Não é fácil, mas preciso ser racional a cada dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem como a gente tirar aprendizados das coisas, né? Às vezes acontecem umas desgraças na minha vida, mas aprendo com elas.

      Excluir
  9. Achei o texto interessante, assim como as reflexões que ele traz. É um assunto bastante intrigante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post. Adorei saber como você aprendeu a resolver os problemas. Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Um texto bem profundo sobre a nossa existência e a Cegueira da Sociedade. A Cegueira que nos dá para acharmos cada barbaridade normal (Falta de educação). A Sociedade pode ser a nossa experiência ou não. Queremos ser mais uma Ovelha Rotulada? Sejamos cegos. Queremos ser alguém? Sejamos aprendizes.
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De certa forma todos nós somos cegos para muitas coisas.

      Obrigado pelo comentário ❤

      Excluir
  12. Olá primeiro queria dizer que gostei bastante de seu post pois me identifiquei, já que nos últimos tempos ando fazendo tantas perguntas ao meu eu, faz algum tempo que em meio a questões pessoais me peguei pensando o que faz sentido para mim, esse caminho que estou trilhando tem de fato algo haver comigo ou quero mais uma vez só ser aceita? Concordo quando você diz que na realidade tudo sobre o que avaliamos na verdade tem haver mais com nossas próprias experiências de vida do que com a questão em si. Passamos a vida toda fugindo do auto conhecimento e nos apegando a coisas externas, acho que por ser difícil olhar nossos traumas, dores, defeitos e etc.. mas se nos permitimos com certeza tem um pote de ouro no final do arco íris rsrs desejo tudo de bom a vocês! Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomar consciência das coisas ajuda muito. Autoconhecimento é uma ferramenta poderosa.

      Que bom que gostou do texto. Obrigado pelo comentário ❤

      Excluir

Postar um comentário

Dica: clique em "notifique-me" para que você seja avisado(a) por e-mail quando eu responder seu comentário ❤