Passando tempo desconectado no Centro Cultural São Paulo

Passando tempo desconectado no Centro Cultural São Paulo
Passando tempo desconectado no Centro Cultural São Paulo
O Centro Cultural é um lugar muito bonito e cheio de gente descolada.
(Imagem do meu arquivo pessoal)

Já faz um tempo que estou adotando hábitos mais saudáveis quanto à utilização da internet que estão dando resultados. Então, resolvi escrever sobre eles aqui no blog, esse é o primeiro de alguns textos que pretendo fazer sobre o assunto.

Basicamente, em um final de semana no mês passado, fui para a casa na praia em Itanhaém. Sempre que vou lá, sofro bastante com a falta de internet porque lá a rede de celular simplesmente não funciona. Geralmente, fico o dia inteiro sofrendo mexendo no celular buscando migalhas de sinal e nem consigo aproveitar o lugar.

Siga nas redes sociais:
👍 Facebook | 💬 Twitter | 📷 Instagram | 📌 Pinterest
🔔 Seja um padrinho! Conheça minha campanha no Padrim

Dessa vez resolvi fazer diferente, como sabia que teria de aguentar um final de semana inteiro sem conexão, decidi levar um monte de coisas pra ler e filmes para assistir. Levei meu pequeno notebookzinho guerreiro equipado com inúmeros livros e quadrinhos digitais mais alguns filmes que eu estava com vontade de assistir.

Foi simplesmente maravilhoso! Mergulhei nas leituras e nem vi o tempo passar. E também aproveitei elas muito melhor do que teria aproveitado se eu estivesse com o celular do meu lado, porque com toda certeza eu ficaria interrompendo os livros e HQs para responder mensagens e olhar notificações. Me senti livre.

Esse final de semana me fez perceber muitas coisas. Percebi porque estou tendo alguns sintomas de estresse, como enxaquecas e memória ruim. Também percebi como é gostoso aproveitar boas leituras ou filmes sem as interrupções da internet.


Atividades físicas

Uma das primeiras atividades que tenho feito que já estão indo em direção a desintoxicação da internet é caminhar. A clínica que faço psicoterapia não é muito longe da minha casa, mas eu costumava ir de metrô. Há algum tempo decidi começar a ir a pé.

Apesar de ser perto de transporte público, é uma longa caminhada. Cerca de 1h hora só de ida e tenho sessões duas vezes na semana, ao todo são 4h de caminhada (contando os dois dias). Só que é um bom exercício. Odeio fazer aeróbico na academia, acho entediante. Então essas caminhadas estão substituindo esse tipo de atividade chata.

Passando tempo desconectado no Centro Cultural São Paulo
Eu saindo para caminhar no domingo com a minha pulseirinha da diversidade ❤.
(Imagem do meu arquivo pessoal)

Calço um tênis confortável e adequado para praticar exercícios, encho minha garrafinha de água, pego minha bolsa e vou. Passo o trajeto ouvindo música, refletindo e observando em volta. Além de que economizo o dinheiro que gastava com as passagens.

Dando menos atenção ao celular, comecei a reparar mais coisas a minha volta, no meu bairro, nos lugares que frequento. Eu ficava tão preocupado em ver o que estava acontecendo na internet de que me esquecia à minha volta.

Passei a notar como existem coisas legais nos arredores de onde moro ou frequento. Praças, parques, bibliotecas, etc. Um mundo novo que eu até sabia que sempre esteve ali o tempo todo, mas que nunca dei atenção.

Biblioteca Mário de Andrade
Biblioteca Mário de Andrade no Centro de São Paulo. (Imagem retirada da internet porque não tenho coragem de mexer no celular nessa região. Créditos: Wikipedia)

Às vezes passo ao lado da Biblioteca Mário de Andrade no centro da cidade, mas nunca entrei. Então, resolvi me aventurar. Fiquei simplesmente encantado. Existia esse verdadeiro santuário do meu lado todos os dias e eu nunca dei atenção para ele! Já fiz minha carteirinha 


Centro Cultural São Paulo

Passando tempo desconectado no Centro Cultural São Paulo
(Imagem do meu arquivo pessoal)

Outro lugar que resolvi começar a frequentar é o Centro Cultural que fica próximo ao bairro da Liberdade aqui em São Paulo. Lá é um espaço muito legal para relaxar, estudar, ler ou encontrar os amigos.

A parte mais atrativa para mim é a biblioteca enorme que contém uma gibiteca com +10 mil títulos (entre HQs e livros sobre o universo dos quadrinhos).

Ele fica localizado na Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP, 01504-000.

Gibiteca Henfil
A gibiteca Henfil no Centro Cultural possui mais de 10 mil títulos, alguns bem recentes.
(Imagem do meu arquivo pessoal)

Resolvi reservar alguns dias para passar minhas tardes por lá. Adoro ler livros e gibis físicos, porém, não tenho dinheiro para comprar sempre, então, porque não aproveitar as bibliotecas públicas, não é mesmo?

Watchmen completo na Gibiteca Henfil
Lá tem Watchmen completo. (Imagem do meu arquivo pessoal)

Mulher-Maravilha - George Perez - Gibiteca Henfil
Mulher-Maravilha do George Perez. (Imagem do meu arquivo pessoal)

Gibiteca Henfil
O acervo da gibiteca também conta com fanzines. (Imagem do meu arquivo pessoal)

Tem sido uma experiência legal desconectar do celular para poder me conectar com outras coisas.

E você? Também é muito viciado em celular? Já visitou o Centro Cultural? Me conte nos comentários e volte sempre ❤


Passando tempo desconectado no Centro Cultural São Paulo
Salve no Pinterest






Comentários

  1. Às vezes é bom deixar um pouco o celular de lado, o mundo real pode ter encantos que nem nos damos conta, e tudo bem pertinho do nosso dia a dia. Achei incrível a Gibiteca, se morasse em SP com certeza iria visitar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Está sendo uma ótima experiência, me trazendo mais saúde ❤

      Excluir
  2. Muito legal seu post. Sonho em conhecer o centro cultural de São Paulo e vários outro lugares da cidade. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Nossa como faz bem se desligar um pouco nee, eu amo bibliotecas, mas tenho pouco tempo pra ir, assim como caminhadas, são nelas que a gente tem as melhores reflexões não é?! Eu previso me desligar mais vezes da internet, obrigada por me lembrar dessas coisas!

    Beijos
    abobrinhacomchocolate com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tentar inserir a caminhada no seu dia-a-dia em algum trajeto que você faz.

      Obrigado por comentar ❤

      Excluir
  4. Mano, acredita que eu sempre quis conhecer esse lugar? Espero um dia pode conhecer! ❤ Adorei o post! ❤

    ResponderExcluir
  5. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Estou a amar este aumento de temas <3
    São Paulo é mesmo lindo <3
    Tinha de ter mangás pelo meio ahahahaah
    Beijokitaz







    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Garoto!
    Muito prazer, também me sinto um garoto de outro planeta <3

    É realmente muito bom parar, desconectar e viver o seu dia sem interrupções. A gente acaba se passando e perdendo tanta coisa bacana fechados nesse mundo imenso dentro do celular! Seus passeios foram bem proveitosos e tenho certeza que de uma riqueza incrível! Nessa era dos likes viver isso é um desafio, parabéns!

    Abraço
    Diego França | www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito prazer também ❤

      Sim, foi muito gostoso. Infelizmente estou longe de perder meu vício em celular, mas essas pequenas atitudes vão me ajudar.

      Obrigado pela visita ❤

      Excluir
  7. Cara, fazer isso é bom DEMAIS! Recentemente passei por alguns problemas e resolvi me desconectar geral também.
    Passei uma semana sem usar nenhuma rede social. Instagram, twitter, facebook e whatsapp. Foi libertador demais.
    Assim como você, comecei a reparar e perceber muito mais coisas ao meu redor. meu estresse diminuiu muito. Parece que só assim pra percebermos o quanto a internet é tóxica boa parte do tempo.
    Achei incrível a biblioteca e a quantidade de HQ's. Eu gostaria demais de frequentar um lugar assim por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um verdadeiro paraíso para nerds como eu ❤

      É realmente muito bom se libertar desses vícios da era digital e se conectar com outras coisas, de outras formas.

      Obrigado pela visita! ❤

      Excluir
  8. Caramba, que atitude grandiosa!!! Eu andei me libertando um pouco dessa prisão virtual que construí em volta de mim. Ainda mais que tenho filhos pequenos, marido e família pra dar atenção. É bem desagradável a pessoa estar sempre atrás da tela do aparelho.
    Sou de BH, e embora não seja tanto quanto em SP, aqui também temos milhares de lugares sensacionais para visitação, e muitos deles até de forma gratuita. Por que então perdemos essas oportunidades, não é mesmo?
    Como a loka dos livros e HQs, achei sensacional suas fotos, e essa acessibilidade! Deve ser fantástico. Preciso me movimentar mais pelas bibliotecas e centros culturais da minha cidade.
    Muito pertinente seu post. E inspirador.
    Aquele abraço...

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capaz de ter alguma gibiteca gigante dessas por aí ❤

      É bom se aventurar pela cidade e descobrir quantas coisas maravilhosas ela nos oferece, mas a gente nunca parou para prestar atenção e usufruir.

      Obrigado pela visita ❤

      Excluir
  9. Olá!

    Pra mim, é sempre uma boa pedida ficar desconectada... semana passada fiquei sem internet em casa e foi muito boa a experiência de passar hoooooras conversando com o crush, cara a cara, sem interrupções de notificações rs
    Adorei a sua ideia de ir curtir o Centro Cultural de São Paulo.... de longe, o que mais gostei também foi a parte da Gibiteca kkkk ... já quero conhecer!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tanta coisa legal lá. Tem um terraço bem gostoso com um gramado pra sentar com amigos e curtir, tem exposições também. Dá pra morar lá (risos).

      Obrigado pela visita ❤

      Excluir
  10. Nem me fale, preciso passar um tempo desconectada também. Preciso ficar mais tempo fazendo nada com meus filhos, ou fazendo tudo o que não faço quando estou conectado, Queria ter as opções de lugares que existem em São Paulo, mas estou com um projeto de turistar na minha cidade mesmo. Adoro seus posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que eu descobrir um lugar novo compartilharei aqui com vocês ❤

      Excluir
  11. Adoro Centros Culturais e não conheço ainda esse de SP. Quando for a cidade, quero conhecer.

    ResponderExcluir
  12. Oi, brother!

    Desconexão com o celular para mim é até fácil mas com o meu combalido notebook já não digo o mesmo, rs. Mas não tenho dificuldade não, até porquê se me desconecto da internet imediatamente me conecto na TV a cabo, rs. Não conheço o centro de São Paulo mas já vi diversas matérias na TV Cultura sobre o Centro Cultural e sempre cobicei conhecer. Conhecerei certamente um dia essas instalações de primeiro mundo. Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Existe um mundo fora da tela, por mais que a gente se vicie. Muito legal você investir em coisas diferentes. E gostei do centro cultural, não o conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Temos que usar o celular e internet de maneira mais saudável ❤

      Excluir
  14. Oi,tudo bem ?

    Amei o post, é uma ótima dica de programação gratuita e que sempre nos agrega bons momentos. As pessoas devem valorizar mais a cultura e deixar o celular um pouquinho de lado ou então levar consigo e registrar os bons momentos no local, mas sempre tendo tempo para apreciar melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado ❤

      Concordo, eu estou tentando praticar isso aos poucos. Tem sido muito gostoso passar horas sem se preocupar com mensagens.

      Excluir
  15. Muito legal esse post!
    Essa dependência com a internet e o quanto ela consome de nosso tempo, já reparei tem um tempo e eu resolvi tirar uns dias sem ela e como foi bom.
    Agora, pelo menos dois dias da semana, abstraio, procuro olhar outras coisas e quantas coisas legais tem ao nosso redor, não é mesmo?
    Adorei o post!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Se a gente usar a internet de forma mais saudável ainda reservando tempinhos pra desconectar, acaba nos trazendo muita qualidade de vida ❤

      Excluir
  16. Olá, meu caro... que post. Amei até porque você citou dois dos meus lugares preferidos em São Paulo. O templo sagrado da Mário de Andrade e o Centro Cultural. São meus paraísos pessoais e a questão a internet, por mais que ela facilite a minha vida, trabalho e afins, me canso com facilidade de tanta facilidade. No mês passado voltei a utilizar a máquina de escrever só para "sofrer" a moda antiga. Me senti tão bem. Depois recorri ao papel e lapiseira e como foi bom. Gosto da conexão com o mundo virtual e, às vezes, me enlouquece não conseguir realizar tudo com a agilidade desses recursos, mas percebi que não vou me tornar dependente porque me sinto em paz quando estou longe, fora de alcance.
    Enquanto todos sofriam com os problemas da rede na semana passada, eu estava a ler meu livro, tomar café e ouvir músicas sem me importar se iria durar duas horas ou dois dias.

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que são meus lugares favoritos também!

      Eu acredito que o problema dos dispositivos é que eles distraem muito. Você está lá escrevendo no computador, mas com as redes sociais abertas, acaba não aproveitando o tempo com a mesma qualidade.

      Eu adoro as redes sociais, mas às vezes elas atrapalham muito!

      Excluir
  17. Oi! Olha, concordo horrores com esse texto. Também gosto de me afastar do celular em alguns momentos, porque acho que ele nos envolve numa bolha viciosa e nós esquecemos um mundo de outras coisas e oportunidades para curtir. Ver série, ler um livro, ou até mesmo só ficar deitadinha vendo qualquer coisa ou não vendo nada... é bom. Desintoxica. Nos afasta das energias ruins que tem na internet. Adorei mesmo. Parabéns. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá!!
    Primeiramente, eu amei que seu texto já começa citando o estar desconectado. Atualmente aonde vamos, o celular está sempre a mão e é como se essa vida online fosse mais importante do que a vida real. Temos que aprender balancear as duas coisas.
    Segundo, amei o lugar que você resolveu nos apresentar. Eu não sou de SP, então achei bem bacana a dica porque acaba apresentando não só para os moradores da cidade, mas alguém que possa estar de passeio.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu descobrir mais lugares legais compartilho aqui de novo ❤

      Excluir
  19. Oi, tudo bem? Que lugar mais incrível! Com certeza fiquei curiosa para conhecer. As vezes precisamos mesmo nos desligar e descansar a mente. Um lugar que gosto muito de visitar são os museus. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dica: clique em "notifique-me" para que você seja avisado(a) por e-mail quando eu responder seu comentário ❤