7 meses na profissão do futuro (blogueiro) e o que já conquistei

7 meses na profissão do futuro (blogueiro) e o que já eu conquistei

Faz apenas alguns meses que entrei na blogsfera (se considerarmos quando o site foi criado porque a fanpage existe desde 2017) e estou muito feliz. Aliás, feliz é pouco, eu diria que estou radiante!

O motivo de tanta alegria é porque todas as projeções que eu tinha feito para o blog nestes primeiros meses estão se concretizando, algumas inclusive superaram minhas expectativas. E estou tendo benefícios em muitas áreas, minha vida mudou da água para o vinho.

Claro, tudo isso é resultado de muito trabalho, estudo e principalmente paciência.


Muitas pessoas começam blogs e canais do Youtube e acabam desistindo porque não conseguem emplacar. Porque não é fácil mesmo, muita gente desdenha da classe de produtores de conteúdo, mas não imagina todo o trabalho e dedicação que tem por trás.

Siga nas redes sociais:
👍 Facebook | 💬 Twitter | 📷 Instagram | 📌 Pinterest
🔔 Seja um padrinho! Conheça minha campanha no Padrim

Eu, por exemplo, cuido de tudo sozinho. Eu quem escrevo e reviso meus textos, eu quem desenvolvo as artes de divulgação, eu quem gerencio as redes sociais, eu quem mexo no layout do site. Busco muitas referências para os meus artigos e sou bem criterioso com isso. Estudo bastante sobre como fazer conteúdo de qualidade, como ser um blogueiro bem profissional.

Em todas essas coisas coloco meu coração e espero que vocês sintam todo esse carinho quando entram aqui.

Para comemorar esse primeiro semestre tão incrível, resolvi criar este post comentando todas as conquistas que tive com o blog nesse tempo. Tanto conquistas profissionais e em números de usuários e visitas, quanto de saúde mental e realização enquanto ser humano mesmo.

E até dar algumas dicas para pessoas que queiram seguir na área e gostariam de saber o que fiz para conseguir esse resultado em tão pouco tempo e com tão pouco investimento em dinheiro.

Números do site

7 meses na profissão do futuro (blogueiro) e o que já eu conquistei
Dados do Google Analytics do final de Dezembro/2018 até 12/07/2019.

7 meses na profissão do futuro (blogueiro) e o que já eu conquistei
Dados das estatísticas do Blogger. (Print tirado às 2h da manhã do dia 13/07/2019)

Aí em cima vocês podem ver os números que obtive com o blog nesse curto espaço de tempo. Os dados do Google Analytics divergem um pouco, mas são mais precisos e completos que os do painel do Blogger. Eu também tive o cuidado de configurar para que as minhas visitas não sejam contabilizadas em nenhuma das duas ferramentas.

Estou muito satisfeito com eles e considero bem altos para um site tão novo. Pesquisando sobre isso na internet eu sempre vejo pessoas da área comentando que números bem menores que esses seriam satisfatórios.

E também frequento muitos blogs que conheço em grupos nas redes sociais, boa parte deles possui um widget que mostra as visitas totais na homepage, então aproveito para comparar meus dados com eles para ter um parâmetro. Também procuro os mídia kits (um tipo de currículo dos blogs que contém os números e outras informações para ser apresentadas a possíveis parceiros e anunciantes).

Eu já entrei em sites bem mais antigos que o meu que tem em média 20 mil visualizações de página por ano, enquanto eu consegui um número maior que esse em apenas pouco mais que um semestre. Boa parte desses sites conseguem parcerias com editoras e outras coisas. Então dessa forma observo que o meu desempenho está acima da média.


A taxa de rejeição de 79,5% pode parecer alta, mas segundo uma pesquisa que fiz, esse número é considerado bom para blogs. Segundo este post da Rock Content, blogs tem uma taxa de rejeição naturalmente mais alta que outros tipos de site, uma taxa entre 70% e 98% é considerada aceitável ou boa.

Na verdade, o termo "taxa de rejeição" é um pouco impreciso, o original em inglês é "bounce rate" e não está relacionado necessariamente com rejeição, mas sim se refere a pessoas acessarem seu site, visualizarem a página e saírem sem interagir. A bounce rate de blogs tende a ser mais alta justamente porque boa parte dos visitantes apenas leem as publicações e não comentam ou fazem alguma ação dentro do site.

Então se uma pessoa acessar uma publicação do meu blog, ficar 10 minutos lendo e adorar, mas sair sem comentar ou interagir, isso é contabilizado na taxa de rejeição..

Apesar de a minha estar satisfatória e totalmente dentro da média para o nicho que trabalho, adotei algumas mudanças no layout do blog visando melhorá-la ainda mais, como a inserção de um "leia também" no final das publicações e links para outros posts dentro das publicações, porém, o resultado delas virá somente no médio e longo prazo.

Crescimento nas redes sociais

7 meses na profissão do futuro (blogueiro) e o que já eu conquistei
Número de curtidas no Facebook entre Dezembro/2018 e Julho/2019.

Acima vocês conseguem visualizar o número de novas curtidas que tive na minha fanpage nesse mesmo período desde a criação do blog. Fui de aproximadamente 1,5 mil curtidores/seguidores para 4,1 mil em poucos meses.

O crescimento só não foi maior porque impulsionei muito pouco. O Facebook limita muito o alcance orgânico das páginas na rede social e eu não tenho dinheiro para investir tão pesado em promoções, por isso acabo adotando várias estratégias para sobreviver.

Porém, todas as raras vezes que impulsionei publicações eu senti ótimos resultados. O número de curtidas aumentou com qualidade e também os acessos do blog. Acredito que a combinação de conteúdo de qualidade + o empurrãozinho do impulsionamento compensa muito.

Se eu tivesse investido mais, provavelmente eu já estaria com umas 10 mil curtidas. Reservarei uns trocados para isso daqui para a frente 😉

Apesar de não ter um número tão expressivo de curtidores, algumas publicações deram uma viralizada legal.

7 meses na profissão do futuro (blogueiro) e o que já eu conquistei
O slide que eu fiz para divulgar a publicação dos Transtornos mentais na série Batman foi um sucesso.
(Print tirado no dia 13/07/2019). 

Uma das publicações que viralizou foi está aí de cima do Batman. Como podem ver, o alcance orgânico dela foi bem alto (cerca de 50 mil pessoas) por isso resolvi impulsionar. No total, 86,5 mil pessoas foram alcançadas.

7 meses na profissão do futuro (blogueiro) e o que já eu conquistei
Esta outra publicação teve um desempenho incrível também.

Outro post que também teve ótimos números foi esse comparando a bipolaridade com a personalidade borderline, 50 mil pessoas de alcance e cerca 10 mil de envolvimento orgânico. Também resolvi impulsionar para aproveitar o sucesso que ela já estava obtendo.

Esse post foi feito no início de dezembro e foi por causa do sucesso dele que resolvi criar o blog. Posteriormente repostei ele por aqui revisado e melhorado e também se tornou uma das publicações mais bem sucedidas do site.

7 meses na profissão do futuro (blogueiro) e o que já eu conquistei
Números do Pinterest.

Comecei a usar o Pinterest há pouco tempo, então ainda estou crescendo nele. Porém, os números estão atendendo minhas expectativas. Eu inseri o plugin do Pinterest e adicionei artes de divulgação de praticamente todas as publicações que considero relevantes do blog. Também ativei os rich pins.

Infelizmente as outras redes sociais do blog (Twitter e Instagram) tem números bem pequenos, as contas são recentes e eu ainda não consegui fazer elas cresceram muito por falta de tempo para me dedicar a cada uma delas.

Projetos que comando e estou planejando

7 meses na profissão do futuro (blogueiro) e o que já eu conquistei
Banner da primeira blogagem coletiva que eu organizei.

Em maio iniciei um projeto em parceria com a BlogaWeb (uma rede social para blogueiros criada por um amigo meu) de blogagens coletivas. Ele consiste em eu escolher um tema e todos os participantes escreverem um texto de acordo com ele e publicarem em seus respectivos blogs em uma data combinada linkando os textos uns dos outros.
Tem sido um sucesso, todos os participantes têm cumprido os prazos, as pessoas têm me falado que tem gostado de participar. Organizo uma blogagem diferente por mês. Caso você também seja blogueiro e esteja com interesse de participar, fique de olho na BlogaWeb que divulgo as inscrições por lá sempre na segunda metade do mês.

Outro projeto que planejo há um tempo (desde os primórdios do blog) é um podcast em parceria com um amigo meu. Só não foi colocado em prática ainda por falta de tempo, mas estamos amadurecendo nossas ideias. Não vou prometer que um dia vai sair do papel porque ainda está longe de ficar pronto, mas estou trabalhando nisso também.


Ganhos profissionais

Quando eu criei o blog há meses atrás eu nunca pensei que ele poderia virar minha carreira, mas hoje em dia vejo que isto é totalmente possível. E atualmente eu já insiro ele no meu currículo.

Esse blog demonstra muitas competências minhas profissionalmente falando. Um recrutador pode ver acessando aqui o quanto eu sou organizado, esforçado e busco inovar. E também o quanto eu sou criativo e tenho iniciativa. Meu perfil claramente empreendedor.

Estou tentando começar a trabalhar como redator freelancer e o blog é um ótimo portfólio para isso.

Também estou trabalhando como designer gráfico autônomo e os clientes que eu tive até agora ficaram bastante satisfeitos.

Antes do blog eu trabalhava com auditoria em um escritório e tinha que usar terno todo dia. Eu fazia um trabalho muito operacional, utilizando quase sempre o Microsoft Excel, que me deixava bem desmotivado. Na época que eu trabalhava com essas coisas, eu acreditava que eu não tinha espírito de liderança, me senti bem impotente e incapaz.

O trabalho e mais algumas coisas na minha vida estavam me adoecendo completamente. Meu quadro de bipolaridade foi agravando e comecei a ter problemas de produtividade e para cumprir horários. Comecei a faltar por causa das crises e por conta disso, acabei sendo demitido.

7 meses na profissão do futuro (blogueiro) e o que já eu conquistei
Adeus terno, bem-vindos cabelo colorido e jaqueta jeans.

O blog me mostrou que eu estava errado porque se eu não tivesse espírito de liderança nem fosse uma pessoa competente, como eu teria alcançado todos os números que acabei de mostrar aqui? Como eu teria construído tudo isso sozinho?

Hoje meu escritório é dentro do meu próprio quarto e não tenho mais porque me vestir com roupas sociais desconfortáveis e que não combinam com meu estilo.

7 meses na profissão do futuro (blogueiro) e o que já eu conquistei
Meu escritório, aquele ali é Jorge, o cacto.

Além disso, há uns meses cheguei a liderar um projeto de criação de uma start up de marketing de conteúdo mesmo sendo totalmente iniciante na área. Fui responsável pelo projeto de identidade visual, mas resolvi me desligar porque não senti que todos os envolvidos estavam tão comprometidos quanto eu.

De qualquer jeito essa experiência me mostrou como tenho capacidade de assumir esse tipo de posição. Fui convidado para participar dessa iniciativa justamente porque uma pessoa encontrou meu blog e fez o convite.

Conclusão e algumas dicas

Criar esse blog devolveu a paixão à minha vida. Trabalho com amor, sinto que estou construindo algo grande no longo prazo. Isso fez com que eu melhorasse muito alguns sintomas de estresse que eu tinha, contribuiu para que eu estabilizasse meu quadro de bipolaridade e está devolvendo minha autoestima.

Além disso, estou criando todo um círculo social novo dentro da blogsfera, estou adquirindo cada vez mais repertório e muitos outros benefícios. Me sinto novamente conectado comigo mesmo, de um jeito que não me sentia há anos ou que eu talvez eu nunca tenha me sentido.

Esses dados demonstram que é cada vez mais seguro mergulhar fundo nesses novos rumos profissionais, então vou começar a fazer alguns cursos na área. Tanto de marketing de conteúdo, quanto de língua portuguesa (para melhorar minha escrita), quanto de design gráfico e talvez até HTML/CSS/Javascript.
"Mas você ganha dinheiro com o blog?"
Ainda não, mas eu consigo ver que é só questão de tempo. Daqui a mais alguns meses ou anos talvez eu tenha uma boa renda proveniente do blog. Inclusive, essa semana eu finalmente consegui começar a monetização com o Google AdSense. Também recebi um convite para uma parceria, mas só vou descobrir mais detalhes sobre ela (e decidir se vou aceitar) no dia 22..


Eu também posso começar a gerar renda como redator e como designer, e o blog me dá muito aprendizado. Domino algumas técnicas de SEO graças ao meu trabalho aqui e ele também serve como um ótimo portfólio.

Mas eu não tenho pressa não porque eu já ganhei tantas coisas. Nem tudo se resume a dinheiro, eu já ganhei novas paixões, saúde mental e aprendizado que vão ser muito úteis profissionalmente. Então mesmo que o blog nunca me dê um centavo, eu ainda teria inúmeros motivos para continuar com ele.

Se tenho alguma dica para dar é: estude, pesquise muito como fazer as coisas do melhor jeito possível e seja apaixonado. Faça as coisas com amor e dedicação. Uma vez que o trabalho for bem feito, o resultado é consequência. Pelo menos tem sido para mim.

Não tenha pressa porque construir carreira como produtor de conteúdo é algo que demora, você tem que conquistar um público fiel e ir ganhando autoridade para o seu domínio. São coisas que não se consegue com apenas um mês no ar.


7 meses na profissão do futuro (blogueiro) e o que já eu conquistei
Salve no Pinterest!






Comentários

  1. Meio clichê de falar mas acho que o dizer "Trabalhe em algo que você realmente goste, e você nunca precisará trabalhar na vida" está funcionando para você xD

    Muito bacana ver que você está mudando sua realidade, e isso inspira as outras pessoas a também seguirem um caminho melhor!

    Sucesso e progresso pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Trabalho existe e muito, às vezes fico exausto depois de passar dias escrevendo um texto com qualidade para publicar aqui, mas também existe paixão e motivação. Então acho que isso faz toda a diferença.

      Obrigado pela visita e pelo comentário, espero ver vocês mais vezes por aqui ❤

      Excluir
  2. Parabéns por todas as suas conquistas, tenho certeza que muitas outras virão. Quando falamos sobre algo que gostamos e dominamos tudo fica mais fácil. Claro que o esforço e a dedicação são fundamentais, mas escrever com amor faz as palavras fluírem com naturalidade. Que bom que o blog está sendo uma experiência gratificante em vários aspectos, até mesmo na saúde, fico feliz em saber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Eu acho que dinheiro não é a única coisa que pode vir de retorno em um trabalho (mesmo que também seja muito importante)

      Excluir
  3. oi!
    Que legal :D parabéns e que você tenha mais sucesso.. Quando eu comecei com o blog também não ganhava nada, mas com o tempo você verá que terá propostas ;) de parcerias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim! Eu não tenho pressa porque estou construindo essa "casa" tijolo por tijolo, então é algo mais no longo prazo mesmo.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Ah, meu caro... o importante é a gente se dedicar e dar o nosso melhor e quando essa combinação alcança o fazer algo que nos dá prazer, a certeza de sucesso (muito embora eu não goste dessa palavra) é certa.
    Eu não dou atenção aos números do meu blogue... sei que estou no quinto e é algo que me dá muito prazer em manter e cuidar... não sou fã de logaritmos, mas sei que é importante para muitas pessoas.

    Vamos em frente.
    bacio

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ❤

      Os números não eram um objetivo quando criei a fanpage e posteriormente o blog. Eles acabaram se tornando também porque foram crescendo como consequência de um trabalho feito com dedicação.

      Eu ainda estou longe de ter números altos, mas acho que é um bom começo.

      Obrigado pela visita ❤

      Excluir
  5. Oi!

    Nossa, eu amei esse post e vi muito dele em mim também. Resolvi criar o blog como hobby em um monte que as coisas estavam bem pesadas e eu precisava de distração. Finalizei minha faculdade na área de saúde e vejo que nunca deveria ter deixado Design de lado. Desde então em pouco mais de um ano de blog eu aprendi a finalmente mexer no Photoshop e deixar o Photofiltre que é mais obsoleto de lado e tô sempre estudando, assim como você. Hoje mesmo estava correndo atrás de informações sobre mídia kit e futuramente penso em abrir um canal no YouTube também e oferecer serviços de web design e design gráfico. O segredo é nunca parar de estudar e fazer com paixão, como você bem disse. E só as amizades que eu ganhei com o blog já pagam toda essa dedicação!

    Beijos e siga no sucesso!
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Ontem eu lancei o primeiro mídia kit do blog ❤. Inseri o link dele no menu da barra lateral da home, se quiser dar uma olhada ;)

      Eu tenho paixão por criar, então acho que minha vocação é essa mesmo. Com o tempo a gente vai se descobrindo.

      Muito obrigado pelo comentário, volte sempre ❤

      Excluir
  6. Olá! Eu também estou com meu projeto há pouco mais de um ano. Hoje o Blog está do jeitinho que eu quero, com aspecto clean e ao mesmo tempo profissional. No momento, minha menina dos olhos é o canal, que criei há menos de um mês. Estou muito feliz com os resultados também. É de fato muito gratificante trabalharmos com o que gostamos. Eu preciso conciliar toda minha vida e minha rotina entorno de algo que na verdade sempre quis, porque a certeza que tinha enquanto carreira era, na adolescência, comunicação. Infelizmente não tive condições de seguir por questões financeiras. Não digo que seja fácil, você bem sabe, mas é algo que amo. Minha filha é uma super colaboradora. Mas digo que quando as coisas têm que ser, o mundo dá voltas e nos traz ao colo. É assim que me sinto com relação ao Café com Leitura Blog! Também não ganho nada ainda, mas creio que, sem uma cobrança neurótica, a coisa fluirá e mais cedo ou mais tarde teremos retorno. Desejo sucesso ao seu projeto! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço seu blog pelos grupos, está de parabéns! Acredito que a gente tem que ir construindo as coisas aos poucos mesmo. Crescer na blogsfera é coisa a longo prazo.

      Obrigado pela visita ❤. Desejo sucesso no seu blog e no novo canal

      Excluir
  7. Olá!

    É muito satisfatório quando quando aos poucos vamos vendo resultado do nosso trabalho, é uma sensação tão boa!
    Que você continue cada vez mais conquistando o seu espaço e que ele renda muitos frutos bons para você.

    ResponderExcluir
  8. Que tudo esse texto! Obrigada pelo relato, comecei meu Blog há 9 meses e por inúmeras vezes já quis desistir. Não é tão fácil como pensam, mas seu relato me incentivou a continuar! Muito sucesso pra você!
    https://sobreavidasm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Desejo sucesso para você também e espero te ver mais vezes por aqui ❤

      Excluir
  9. Oie querido, tudo bem? Acho muito bacana você compartilhar conosco tuas experiências do blog e de vida. Poucas pessoas têm essa coragem, e admiro muito isso. Parabéns pela iniciativa, pela força e por correr atrás dos seus obejtivos. Desejo muito trabalho, sorte e luz para você. Texto ótimo! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelas conquistas! É tão bom quando fazemos algo que gostamos e que nos faça bem e que bom que você está se sentindo bem, isso é o que importa.
    Realmente o blog está bem feitinho e me sinto bem cada vez que passo por aqui, um conteúdo bastante atrativo.
    Que venham mais conquistas!!
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz, isso significa que estou cumprindo meu objetivo. Espero te ver mais vezes por aqui ❤

      Excluir
  11. Olá meus parabéns pela dedicação ao seu espaço, em fazer aquilo que acredita e assim como você acho que a blogosfera nos trás coisas super bacanas, muito além da parte financeira que seria um algo a mais, pois nada se compara a se sentir livre sendo você. Amo essas novas possibilidades e poder criar um novo estilo de vida e não ter de nos enquadrar, mas sim evoluir e criar uma forma muito própria de levar a vida, desejo muitas alegrias para você. Gostei bastante de seu blog e sua forma de escrever. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mari! Espero te ver por aqui mais vezes, beijos ❤

      Excluir
  12. Olá :)
    Muitos parabéns e continuação de uma estrada sempre a subir para si :)
    Tal como você, também faço o meu projeto todo sozinha, logo sei dar valor e aprecio muito quem faz todo o caminho sozinho.
    O importante é nunca desistir!
    Beijinho

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que continue neste caminho. Adoro seus textos e gostei de saber um pouco sobre algumas dúvidas que tinha com relação as métricas do blog, vou passar a dar mais atenção a essas métricas do meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são bem úteis para a gente saber onde estamos acertando no nosso trabalho. Obrigado por comentar ❤

      Excluir
  14. Estou muito feliz por você, querido! É tão bom quando obtemos bons resultados do nosso trabalho árduo, não é mesmo? Comecei o meu blog há pouquíssimo tempo e já estou adorando essa aventura. Sucesso para todos nós! <3

    ResponderExcluir
  15. Você conseguiu muito num curto espaço de tempo, muitos parabéns! Dou valor ao seu trabalho, sobretudo por se tratar de um investimento pessoal tão grande e com tanta qualidade. Votos de sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! ❤

      De fato, mas para conseguir esse resultado eu tive que pesquisar muito. O importante é que está valendo a pena.

      Espero te ver mais vezes por aqui ;)

      Excluir
  16. Olá, tudo bem Garoto?

    Eu adorei a sua publicação, muito explicativa e vai ajudar muitas pessoas, inclusive eu vou ser ajudado, mas vou ler e ler e ler mais um pouquinho para entender direitinho, pois preciso melhorar a taxa de rejeição do meu blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem técnicas na internet para tentar reduzir a taxa de rejeição, mas elas são naturalmente mais altas nesse tipo de site mesmo. Então, se a sua taxa estiver em 80%, por exemplo, ela ainda é uma taxa considerada boa para blogs.

      Aí não precisa se preocupar tanto, até porque, como falei no post, essa taxa não significa rejeição em si. Isso é um problema de tradução para o português mesmo.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário ❤

      Excluir
  17. Parabéns pelo empenho, dedicação e paciência. Claro que munido disso voce teria e terá bons frutos. A profissao blogueiro(a) infelizmente ainda carrega alguns estigmas, mas temos esperança. Te desejo sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Desejo o mesmo para você ❤

      Realmente tem muito estigma, já tive que aturar umas críticas bem desagradáveis de pessoas achando que eu não trabalho de verdade.

      Sem falar que blogueiro é apenas uma das coisas que posso fazer. Esse blog é um bom portfólio para trabalhar como redator, por exemplo. Estou investindo nisso.

      Excluir
  18. Seu blog é ótimo, repleto de informações e com um conteúdo muito rico. Espero que futuramente o blogueiro seja realmente uma profissão, pois atualmente a sociedade vê como pessoas desocupadas. Eu tenho o meu por paixão e desejaria muito poder ter meu tempo todo dedicado para o Leitura Enigmática, mas isso é impossível, infelizmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! :3

      Também estou tentando trabalhar como redator utilizando meu blog como portfólio. Um blog pode não ser tão rentável isoladamente, mas acaba sendo um bom acréscimo ao currículo nessa área.

      Excluir
  19. Olá,

    É muito bom ver o seu crescimento em tão pouco tempo, como alguém dentro da blogosfera, conheço as dificuldades em conseguir tais números e de principalmente manter uma linearidade por meses.
    Espero que você possa continuar crescendo e tendo mais bons frutos, pois o que é feito com dedicação e amor sempre prospera. Parabéns e mais sucesso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! É bem difícil mesmo, às vezes fico sem tempo de trabalhar no blog quando tenho outros trabalhos e dá agonia porque os números acabam caindo por falta de alimentar as redes sociais.

      Mas vou crescendo na medida do que consigo, que já considero bastante ❤

      Excluir
  20. Você é um fofo! Realmente, o blog nos dá grandes oportunidades e uma delas é crescer profissionalmente. Quando comecei o blog, não pensava que viraria o que é hoje. Nunca imaginei que acabaria criando um projeto de arte, ou fazer amizades incríveis. Fico muito feliz por ter adentrado nesse universo ❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dica: clique em "notifique-me" para que você seja avisado(a) por e-mail quando eu responder seu comentário ❤