Finalmente estou de volta com a parte 2 da história da Turma da Mônica Jovem que eu havia prometido.
Peço que me desculpem pela demora, é que esse tipo de publicação bem detalhada leva tempo para ser escrita mesmo sendo um assunto que domino bastante. Além disso, também quis dar um intervalo entre uma parte para variar os conteúdos do blog.
O sucesso desses textos sobre Turma da Mônica me deixam confiantes sobre essa nova categoria de
Cultura Geek do blog. Isso significa que vocês verão mais posts sobre quadrinhos, leitura, desenhos, séries e talvez até sobre vídeo games. Me aguardem! 😊❤
Aliás, estou pensando em reestruturar ainda mais o menu de categorias do blog e organizar por categorias principais e subcategorias (adicionando algumas novas também). Só não fiz isso ainda porque preciso ver mais tutoriais de HTML/CSS para poder programar ele exatamente do jeito que estou imaginando.
Enfim, vamos ao que interessa. Na primeira parte comentei o surgimento e o sucesso estrondoso da Turma da Mônica Jovem em meados de 2008~2009 quando as primeiras edições foram lançadas. Também fiz uma pequena análise sobre as primeiras duas sagas (4 Dimensões Mágicas e O Brilho de um Pulsar).
Apesar de divertida, a primeira tinha muitas gafes, problemas de roteiro e caracterização, porém, a partir da segunda (composta pelas edições #6, #7 e #8, na publicação original) o nível de qualidade da revista subiu muito e se manteve. Na verdade, ele foi crescendo cada vez mais e é sobre esse crescimento que falarei aqui.
Supersaga do Fim do Mundo
Um grande marco neste amadurecimento foi o início da
Supersaga do Fim do Mundo com a história
Sombras do Passado (edições #51 e #52 na publicação original, volume #23 no relançamento).
 |
'Sombras do Passado - Parte 1' lançada em Outubro de 2012 foi um marco na história da TMJ. |
A Supersaga foi criada pelo roteirista
Emerson de Abreu, que foi um dos idealizadores da turma jovem, e tem uma proposta bem diferente. Ela apresentava histórias mais maduras com elementos sobrenaturais e de terror, além de umas boas doses de ficção científica, magia e viagens no tempo.
Nela, antigos vilões da turminha aparecem repaginados e muto mais ameaçadores. Em
Sombras do Passado vemos o retorno das Meninas do Bairro das Pitangueiras:
 |
As Meninas do Bairro das Pitangueiras em sua versão na Turma da Mônica Clássica. Sofia, a terrível; Agnes, a tenebrosa e Penha, a temida; respectivamente. (Créditos da imagem: TMJ Wallpapers) |
 |
As 3 em suas versões para a turma jovem. (PNGs retirados da internet e compilados por mim) |
Os roteiros são mais complexos e também há mais continuidade. As sagas comuns são arcos bem independentes uns dos outros, enquanto as sagas da Supersaga do Fim do Mundo são mais conectadas.
 |
Penha beijando Cebola na capa da segunda parte de 'Sombras do Passado' |
Entre os antigos vilões que são explorados na Supersaga temos: Cumulus, um antigo inimigo do Cascão feito de água/vapor; o Capitão Feio, tio do Cascão; os alienígenas do Planeta Tomba, geralmente em histórias do Chico Bento; entre outros.
 |
Cumulus reaparece em TMJ na edição #78 com a aparência de um surfista que tem a habilidade de transformar seu corpo em água ou vapor. (Imagem retirada da internet) |
 |
Alienígenas do Planeta Tomba reaparecem assustadores na saga 'Herdeiros da Terra' que junta a galera da Turma da Mônica com a do Chico Bento Moço (Edições #83 e #84). (Imagem retirada da internet) |
 |
O arco 'Umbra' é um dos melhores da Supersaga e é protagonizada pelo Cebola. (Imagens retiradas da internet) |
 |
'A Torre Inversa' é de longe a saga mais sombria da TMJ. (Imagem retirada da internet) |
Apesar de todo esse ar de aventura e terror, as histórias também tem bastante humor deixando tudo bem equilibrado e variado.
Evolução da arte
 |
Cabelos e olhos extremamente detalhados da Mônica. (Imagem retirada da internet) |
Os traços também evoluíram muito consolidando o estilo misto da MSP com elementos de mangá dando um aspecto muito bonito e impressionante. Também temos muito mais cenários, um aspecto que a TMJ costumava deixar a desejar. Seguem algumas imagens:
 |
(Imagem retirada da internet) |
 |
(Imagem retirada da internet) |
 |
(Imagem retirada da internet) |
 |
Aqui temos um ótimo exemplo do que eu disse sobre cenários. (Imagem retirada da internet) |
 |
Dona Morte da Turma do Penadinho dá as caras em Umbra com um visual novo. (Imagem retirada da internet) |
Caso vocês tenham tido interesse de ler,
aqui tem a lista de todas as edições que compõe a Supersaga até o momento. 😇
Outras histórias
 |
(Imagem retirada da internet) |
A Supersaga do fim do mundo é de longe o maior destaque dessa fase da TMJ, porém, as histórias dos outros roteiristas não ficaram muito atrás não. Essa época era uma delícia com uma história melhor que a outra.
As minhas favoritas são:
- TMJ #46 - Amor de Anjo: edição com roteiro de Petra Leão protagonizada pelo Ângelo que encontra sua humanidade ao se apaixonar;
- TMJ #48 - A Invasão dos Robôs-Zumbis: história do Marcelo Cassaro de ficção científica protagonizada pelo Cebola em que ele vai parar em futuro distópico. É simplesmente fenomenal e com umas reviravoltas bem interessantes, é uma das minhas edições favoritas;
- TMJ #49 - O Novo Capitão Feio: história protagonizada pelo Cascão em que ele começa a ter poderes parecidos com o do Capitão Feio, seu tio. É bem legal, ainda mais por vermos o Cascão como protagonista já que a maioria das edições tem mais foco na Mônica ou no Cebola. Uma coisa interessante é que isso é aproveitado na Supersaga posteriormente mesmo não sendo uma edição com roteiro do Emerson de Abreu;
- TMJ #65 e #66 - A Brigada dos Ossos Cruzados: história de ficção científica em que temos o retorno da vilã pirata espacial Cabeleira Negra;
- TMJ #67 - Par Perfeito: essa edição brinca com o fato de alguns fãs desejarem que haja um envolvimento amoroso entre o Cascão e a Magali. É uma história do cotidiano, mas bem interessante;
- TMJ #73 - Caçadores de Androides: sequência da edição #32, temos o retorno da androide BRISA. É uma edição muito boa, considerada por muitos o melhor roteiro da Petra.
- TMJ #85 - A estranha história de Sarah: a história de uma nova personagem exclusiva da Turma da Mônica Jovem que é médium e tem poderes paranormais como prever o futuro.
Concluindo
Na minha opinião, essa foi a melhor fase da TMJ. Sempre que lembro dessas histórias sinto um misto de nostalgia, saudade e felicidade por ter acompanhado. De vez em quando ainda pego essas histórias e releio, acho até que vou fazer isso logo depois de publicar esse texto 😂
Infelizmente depois que a primeira série foi encerrada e tivemos o início da segunda, a qualidade da revista decaiu muito. É sobre isso que falarei na parte 3!
Gostou? Deixe sua opinião nos comentários! Você também acompanhou essa fase maravilhosa da Turma da Mônica Jovem?
Ative as notificações tocando no sininho flutuante localizado canto direito da página para ser avisado de novas publicações e quando eu publicar a parte 3 ❤
 |
Salve no Pinterest! |
Leia também:
Olá , a turma da Mônica fez parte de uma boa parte da minha vida e acompanhou meus filhos , achei uma ideia genial a continuidade ou a inovação com eles jovens , não vi ainda e já fiquei super curiosa.
ResponderExcluirA versão jovem já existe há um tempão, acho que vale a pena dar uma conferida se você tiver curiosidade ❤
ExcluirNossa nem fazia ideia que esses eram os rumos da Turma da Mônica Jovem, parece muito interessante! Esperando pela parte 3 =)
ResponderExcluirMuita gente se surpreende quando eu mostro que as histórias já chegaram nesse nível mesmo.
ExcluirDentro de algumas semanas eu publico a parte 3 ❤
Quando foi lançada essa versão jovem da Turma da Mônica achei super interessante, apresentar os personagens repaginados em versões adolescentes foi uma ótima ideia. Uma possibilidade de ampliar o público das revistas. Pela sua resenha vejo que as histórias eram bem boladas e mais complexas do que eu imaginava, acredito que ainda vão adaptá-las para o cinema (assim como fizeram com Laços).
ResponderExcluirVão sim, já até anunciaram a atriz que vai fazer a Denise! ❤
ExcluirA primeira vez que li Turma da Mônica Jovem eu achei brilhante e assustador (eu era uma criança kkkkkkk). Até hoje fico pensando em como o Maurício conseguiu escrever histórias tão perfeitas e hipnotizantes assim ❤ Sem dúvidas é a melhor série de HQs que existe!!!!! ❤❤❤❤❤❤
ResponderExcluirSaudades da época que saíram essas histórias ❤
ExcluirSinceramente, não curto muito essa nova fase da turma da Mônica, acho que essas edições jovem faz perder a essência do era da turma na época antiga, assim com a qualidade de suas histórias.
ResponderExcluirAh sim, mas eu acho interessante que saiam revistas novas para atingir diferentes públicos.
ExcluirObrigado pela visita ❤
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu já conhecia essa versão jovem da turma da "Mônica". Confesso que nunca li, mas se fosse para ler acho que iria pegar a versão infantil mesmo, minha infÂncia foi marcada por esses quadrinhos.
Abraço!
Olá! ❤
ExcluirTem histórias para todos os gostos.
Obrigado pela visita!
Oi,tudo bem ?
ResponderExcluirAmo e acompanho a turma da mônica, até com meu filho que se diverte com as aventuras da turminha e as artes que o cebolinha faz kkkk. Já tinha conhecimento da turma da Mônica jovem, pois tenho uma amiga que sempre compra as edições, porém não havia parado para conhecer melhor. Fiquei apaixonada pela qualidade e o como essa galerinha consegue se inovar, além da sensação de ver os personagens crescendo.
Vale a pena ler essas histórias que eu mencionei, nem que seja por curiosidade.
ExcluirObrigado pela visita ❤
Menino, vamos combinar que Mauricio de Sousa é um gênio, não é mesmo??? E, caramba, estou adorando essa sua série de postagens sobre a Turma da Mônica, de verdade! Cheguei a ler a primeira parte, que aliás eu amei, e agora não vejo a hora da terceira parte! Sus postagens são super completas! Parabéns!!!
ResponderExcluirSou apaixonado pelo universo dele e acho incrível como tantas décadas depois ele só segue se expandindo com novos selos e novas revistas.
ExcluirJá estou escrevendo a parte 3 ❤
Na minha memória a turma da Mônica ainda são crianças, mas pelo teu post vejo que a pegada da turma jovem é bem diferente, o que naturalmente deve atrair mais o público desta faixa etária. Fiquei curiosa para ler.
ResponderExcluirEu gosto disso porque faz com que os personagens nos acompanhem por mais momentos da nossa vida ❤
ExcluirA turma da monica é legal nunca havia lido as novas histórias, vou aproveitar a dica pra me atualizar !!
ResponderExcluirSe você ler as edições da Supersaga não vai se arrepender ❤
ExcluirOlá!
ResponderExcluirAinda não tive a oportunidade de ler nada da Turma da Mônica jovem, mas sinto muita vontade de ver as aventuras dessa turma adolescente... deve ser incrível!!!!! Já quero ler!!!
Grande beijo,
https://almde50tons.wordpress.com/
Espero que você goste ❤
ExcluirEu cresci lendo os gibis da turma da Mônica e eu amava! Não tive a oportunidade de ler a turma da Monica jovem, mas depois da tua resenha vou correr para a bancas e comprar uma pra mim, uma não vaaaarias hehehe...ótimo post.
ResponderExcluirAproveita o relançamento ❤
ExcluirEu recomendo mais você comprar esses encadernados da primeira série do que as edições atuais que estão saindo, porque a qualidade caiu bastante :/
Achei super legal esta abordagem, mostrando que eles também cresceram e que passam seus novos desafios diferentes da fase de infancia.
ResponderExcluirÉ como se os personagens estivessem vivos ❤
ExcluirOlá!
ResponderExcluirAh, me deu uma saudade da época em que eu lia os quadrinhos da Turma da Mônica.
Fico feliz que você esteja gostando de acompanhar esse crescimento deles, mesmo que a qualidade tenha caído. Bateu uma vontade enorme de ler os livros!
Por mais que a qualidade tenha caído, a esperança de que volte a ser legal ainda existe. Vamos ver quanto tempo mais eu aguento kk
ExcluirAmei! Sempre fui fã da Turma da Mônica e não tinha me aventurado nessa nova fase deles. Vou procurar saber mais, as ilustrações estão impecáveis!
ResponderExcluirRecomendo bastante essas histórias ;)
ExcluirQue perfeição e capricho de post! Adorei que você está de volta com a parte 2 da história da Turma da Mônica Jovem que você tinha prometido. Gostei muito de conhecer essas histórias. Essa fase jovem dessa turminha, eu ainda não cheguei a acompanhar tanto quanto eu gostaria. Aguardarei a parte 3 ansiosamente.
ResponderExcluirAinda estou escrevendo ela, estou muito enrolado com alguns trabalhos, mas espero que consiga publicar em breve ❤
ExcluirÉ uma pena mesmo que tenha decaído, essa foi uma fase maravilhosa e que merece ser relida mesmo. Sou apaixonada pelas artes também.
ResponderExcluirExcelente post e já fico no aguardo da terceira parte.
bjs
Que legal que você também já leu ❤
ExcluirAmo muito a Turma, fizeram parte da minha infância e eu esperava ansiosa pelas HQs. Acompanhei o lançamento da Turma Jovem, mas acabei deixando um pouco. Acho que os interesses mudaram por aqui. No entanto, sigo amando!
ResponderExcluirParabéns pelo post, muito completo e detalhado. Admirável!
Fico feliz que você tenha gostado, espero que tenha atiçado a curiosidade ❤
ExcluirOi, tudo bem? Ah, que interessante você trazer diversos posts sobre a Turma de Mônica. Com certeza muitos fãs vão gostar. Não acompanhei muito essa evolução dos personagens, preciso ler os novos gibis. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirObrigado pela visita ❤
ExcluirO Maurício é incrível e amei seu post, amo demais a turma da Monica. Quando pequena assistia muito, e hoje quero muito ler a turma da Monica jovem. espero em breve realizar esse desejo. Vai ser ótimo relembrar tempos anteriores.
ResponderExcluirAdorei o post, beijos
Recomendo que leia essas histórias da primeira série. São incríveis <3
ExcluirInfelizmente eu acho a segunda série bem fraca :/
Como não ficar Mega empolgado com uma postagem assim. Afinal é a Turma da Mônica. O interessante é que venda os grandes vilões não me lembrava de nenhum deles. Achei Uma Jogada de Mestre A Turma da Mônica com essa repaginada jovem.
ResponderExcluirMuitos eu conheci lendo a turma jovem também. A Cabeleira negra eu conheço do filme da Turma da Mônica em uma aventura no tempo que foi a primeira aparição dela.
ExcluirOo
ResponderExcluir