Jogos do Sonic que você precisa conhecer! (Games)

Jogos do Sonic que você precisa conhecer!
(Imagem retirada da internet)

Há algumas semanas eu publiquei aqui no blog uma resenha dos quadrinhos do Sonic na IDW que comecei a acompanhar recentemente. Sou grande fã do ouriço e ter contato com um material tão bom do personagem me fez querer revisitar alguns jogos dele que gosto. Então, por que não compartilhar com vocês? Essa é a primeira vez que falo sobre videogames por aqui, então eu continuar publicando esse tipo de conteúdo vai depender muito da repercussão desde post.

A reputação do Sonic nos últimos anos não é lá muito boa. Nosso querido velocista azul é alvo de críticas desde o início dos anos 2000 quando a Sega (empresa proprietária dele) resolveu parar de produzir consoles. Boa parte das críticas que fazem a alguns jogos do Sonic são bastante justas até, porém, existem outras que são bastante infundadas e desproporcionais.

Siga nas redes sociais:
👍 Facebook | 💬 Twitter | 📷 Instagram | 📌 Pinterest
🔔 Seja um padrinho! Conheça minha campanha no Padrim

Um exemplo dessas críticas é quando afirmam que jogos em 2D são superiores apenas por serem nessa perspectiva, ignorando que existem inúmeros outros critérios para determinar a qualidade de um produto desses. Além de desconsiderar, também, que existem jogos em 3D do Sonic excelentes enquanto alguns em 2D que deixam bastante a desejar.

Jogos do Sonic que você precisa conhecer!
Muitas pessoas afirmam que apenas os jogos antigos do Sonic eram bons, mas conhecem pouco ou nada a respeito dos jogos posteriores.
(Imagem retirada da internet)

Tendo em vista tudo isso, vou listar aqui alguns dos meus jogos favoritos e que recomendo para todo mundo que gosta do personagem ou de um bom jogo de ação e plataformas. Preciso avisar, no entanto, que sou um fã que não é apegado a uma fase específica do Sonic, apresentarei jogos de todas as épocas. Também não sou uma pessoa muito nostálgica e os jogos que são baseados muito nisso chamam menos a minha atenção.

Quer conhecer jogos interessantes do Sonic antigos e recentes? Então, continue lendo 💓. Espero que gostem, não se esqueçam de comentar e compartilhar para eu saber que vocês querem mais esse tipo de conteúdo por aqui, ok?


Atenção: os jogos não estão em ordem de preferência porque acredito que alguns deles não são comparáveis já que apresentam propostas muito diferentes. E também porque cada hora estou gostando mais de algum 😂

Sonic Heroes (Xbox, Game Cube, Playstation 2 e PC)

Jogos do Sonic que você precisa conhecer!
Sonic Heroes possui muitos personagens jogáveis.
(Imagem retirada da internet)

Já vamos começar nossa lista em grande estilo. Sonic Heroes é um dos melhores jogos do Sonic em 3D e também um dos mais queridos tendo sido o primeiro contato com o ouriço de toda uma geração de gamers. Artisticamente o jogo é fabuloso, bem colorido e diverso misturando a direção de arte dos jogos clássicos com o lado mais radical dos jogos em 3D anteriores (Sonic Adventure 1 e 2).

Nele, jogamos em equipes de 3 personagens em que cada um possui um tipo de habilidade específica e precisamos alternar entre eles durante as fases. São três categorias de habilidades: velocidade, voo e força. Cada uma permite executar ações específicas ou seguir por determinadas rotas. Entre os personagens jogáveis estão: Sonic, Tails e Knuckles (Team Sonic); Shadow, Rouge e Omega (Team Dark), Amy, Cream e Big (Team Rose); e Vector, Espio e Charm (Team Chaotix).

Gameplay da primeira fase com o Team Sonic.

Cada equipe possui um enredo específico que não é muito elaborado, porém, cumpre sua função. As fases são longas e apresentam um certo nível de desafio, a dificuldade também muda de time para time.

Contudo, se eu tivesse que elencar algum defeito desse jogo, diria que os controles dos Special Stages são ruins e fazer 100% demanda um esforço bizarro, além de alguns bugs ocasionais. Nada que mude o fato de ser um jogo maravilhoso e um clássico extremamente recomendado!

Série Sonic Racing (Múltiplas plataformas)

Jogos do Sonic que você precisa conhecer!
Team Sonic Racing acabou de ser lançado para PS4, PC, Xbox One e Nintendo Switch.
(Imagem retirada da internet)

Há um tempo a Sega tem lançado jogos de corrida no estilo Mario Kart protagonizados pelo Sonic e eles são muito bons! Até agora tivemos três: Sonic & Sega All-Star Racing (Wii, DS, 360, PS3 e dispositivos móveis), Sonic & Sega All-Star Racing Transformed (Wii U, 3DS, 360, PS3, PC e dispositivos móveis) e Team Sonic Racing (Switch, PS4, Xbox One e PC).

Os All-Star Racing, além de serem estrelados pelo Sonic tem personagens de franquias clássicas da Sega como Shinobi ou Alex Kidd. O primeiro é apenas um jogo de kart sem muito diferencial, apesar de bom, enquanto o Transformed apresenta uma mecânica em que os carros se transformavam em barcos ou aviões no decorrer das pistas.

Gameplay do ASR Transformed. Pista inspirada no jogo Panzer Dragon da Sega.



Já Team Sonic Racing, que é o mais recente, possui apenas pistas e personagens do universo Sonic e também um sistema de times inspirado Sonic Heroes. As corridas precisam ser vencidas em equipe e foram incorporados elementos na jogabilidade que permitem que os membros de cada uma se ajudem.

Além disso, os personagens são divididos em 3 categorias: velocidade, técnica e força. Cada tipo de personagem possui acesso a power ups específicos para estimular a troca entre os membros da equipe e, dependendo, também podem acessar áreas ou ter imunidade contra alguns obstáculos.

Em TSR também é possível personalizar seu veículo trocando as peças para modificar seu desempenho e também alterar sua aparência modificando as cores ou inserindo adesivos.

Gameplay de Team Sonic Racing para PS4.

Ambos são excelentes, mas possuem alguns defeitos que ao serem comparados fica difícil considerar a superioridade de um sobre o outro. O Transformed, em alguns momentos, é muito difícil e é preciso jogar algumas pistas nos últimos níveis de dificuldade para conseguir desbloquear todo o conteúdo do jogo. Além disso, alguns personagens da Sega possuem pouco carisma e são de séries muito pouco conhecidas.

Já TSR possui uma jogabilidade muito superior, equilibrada e acessível (principalmente por conta do sistema de equipes), um nível de dificuldade mais adequado e apenas personagens do universo do Sonic que são extremamente mais carismáticos e memoráveis. Entretanto, tem poucas pistas e personagens 😟.

Mesmo com essas pequenas queixas, recomendo muito os dois títulos. Recentemente estou tentando fazer 100% no TSR 💓

Sonic 3 & Knuckles (Mega Drive)

Jogos do Sonic que você precisa conhecer
(Imagem retirada da internet)

Sonic 3&K é o meu jogo favorito do estilo clássico. Ele provavelmente é um dos melhores jogos de plataformas em 2D de todos os tempos e uma delícia do começo ao fim. É a fórmula tradicional, dos primeiros jogos, elevada quase a perfeição.

As fases possuem level design rico e aberto que favorece a exploração sem comprometer o dinamismo e a velocidade. Os chefes são divertidos, as fases são interligadas por cutscenes animadas com os sprites dos personagens e os visuais são muito bons para o Mega Drive.

Originalmente o jogo foi vendido em duas partes: Sonic the Hedgehog 3 e Sonic & Knuckles. O cartucho de S&K tinha um encaixe para que o do Sonic 3 fosse acoplado e os dois se tornassem 1 único jogo mais completo e com mais conteúdo.

É possível jogar com o Sonic, o Tails e o Knuckles sendo que cada um possuí habilidades específicas. O Sonic pula mais alto e pode utilizar habilidades especiais dos escudos elementais pressionando o botão de pulo duas vezes, o Tails nada e voa e o Knuckles plana, escala parede e destrói pedras acessando áreas exclusivas.

Sonic and the Secret Rings (Wii)

Jogos do Sonic que você precisa conhecer!
Sonic and the Secret Rings possui uma proposta bem diferente e se passa nas arábias.
(Imagem retirada da internet)

Esse é definitivamente um dos meus jogos favoritos do Sonic. De tempos em tempos eu pego ele para revisitar e parece que a cada vez gosto mais. Sabe vinho que dizem que fica mais gostoso com o tempo? Essa tem sido a minha relação com esse jogo.

Entretanto, ele não é o tipo de jogo que agrada todo mundo. Para começar que se trata um spin-off, ou seja, um jogo que não pertence à série principal e arrisca mais quanto à jogabilidade e ambientação, tomando várias liberdades. Essas liberdades são responsáveis por haver pessoas que o odeiam e outras que o amam, sou do segundo time.

Secret Rings foi um dos primeiros jogos do Nintendo Wii e foi muito influenciado pela moda dos controles de movimento que eram novidade na época. Por conta disso, a jogabilidade é toda construída em cima desse elemento. O Sonic corre automaticamente por um caminho pré-determinado e ao inclinarmos o joystick podemos movê-lo de um lado para o outro. Ao pressionarmos o botão 2, o Sonic pula e ao segurarmos podemos carregar fazendo com que o pulo seja mais alto. Também, movendo o controle para a frente, enquanto Sonic está no ar, podemos executar um ataque teleguiado aos inimigos (chamado de homing attack).


Apesar de estranho, esse sistema funciona muito bem. Tirando algumas missões em que ele pode ser irritante. No decorrer do jogo ganhamos as habilidades Speed Break e Time Break que podem ser utilizadas quando uma barra é preenchida coletando pérolas pelas fases. A primeira consiste em um turbo que faz o Sonic correr em extrema velocidade e a segunda deixa tudo em câmera lenta.

O jogo também possui elementos de RPG, no final das fases Sonic ganha experiência e pode avançar de nível ganhando pontos para equipar novas habilidades. Elas possibilitam que o ouriço fique mais rápido, ou tenha mais alcance no homming attack, por exemplo. Esse sistema propicia uma boa sensação de evolução e recompensa, além de estimular estratégia já que muitas vezes precisamos utilizar configurações de habilidades diferentes para passar cada missão.

No enredo, uma gênia chamada Shahra pede que Sonic a ajude a salvar o seu mundo dentro do livro das Mil e Uma Noites. Ele está sendo apagado por um gênio maligno chamado Erazor Djiin. Dentro desse universo, nos deparamos com personagens clássicos da série ocupando novos papeis como Knuckles que é o Sinbad, ou Tails que é o Ali Baba. A história é contada em cutscenes animadas no estilo de histórias em quadrinhos com um aspecto que lembra papiros.

Vídeo de gameplay de Sonic and the Secret Rings.

Os gráficos são muito bonitos considerando a plataforma. Muito ricos e detalhados, com efeitos de água e chuva bem interessantes. O tema das arábias rende alguns dos cenários para fases em jogos do Sonic mais legais. Temos desde návios pirata, palácios mágicos a uma ruína em cima de uma criatura voadora. Temos alguns momentos bem radiciais como Sonic surfando em ondas gigantes em alto mar no meio de uma tempestade, ou ele voando em um tapete voador.

A trilha sonora é outro ponto positivo misturando hard rock com música árabe e cheia de faixas cantadas.

A música tema é incrível. Impossível não ficar cantarolando.

Eu simplesmente amo esse título! Zerei ele mais uma vez recentemente. Ele originou uma série de spin-offs chamada Storybook Series que seria composta de jogos inspirados em histórias famosas da literatura mundial, como Mil e Uma Noites que é o clássico que inspirou esse jogo. Contudo, infelizmente, ela foi cancelada devido a repercussão  negativa do jogo seguinte que é o Sonic and the Black Knight (inspirado na lenda britânica do rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda).

Se você é como eu e gosta de experimentar jogos com propostas diferentes e arriscadas, ver o Sonic enfrentando um novo vilão em cenários nunca vistos na série. Provavelmente vai adorar esse jogo.

Sonic Mania Plus (Xbox One, PS4, Switch e PC)

Jogos do Sonic que você precisa conhecer!
Todos os personagens jogáveis em Sonic Mania Plus.
(Imagem retirada da internet)

Sonic Mania é um dos jogos mais recentes do Sonic e ele é um tributo ao Sonic clássico do Mega Drive. É a primeira vez que conseguem fazer um jogo do Sonic em 2D no estilo clássico que realmente recria a física e o level design com a excelência dos antigos.

A maior parte dos cenários são fases antigas de Sonic 1, 2, 3&K e Sonic CD remixadas. Entretanto, elas são reimaginadas de uma forma tão genial que acabam se tornando experiências novas despertando um misto de nostalgia com frescor. Além disso, existem alguns cenários inéditos. O jogo também conta com 5 personagens jogáveis: Sonic, Tails, Knuckles, Might e Ray. Os dois últimos são personagens esquecidos há muito tempo.


Como se toda essa combinação maravilhosa não bastasse, ele ainda possui uma abertura em desenho animado que é a coisa mais linda!

Eu ainda considero o Sonic 3&K o melhor jogo 2D no estilo clássico, mas Mania não está muito atrás não!

Sonic Rush Adventure (Nintendo DS)

Jogos do Sonic que você precisa conhecer!
(Imagem retirada da internet)

Aqui está mais um dos meus jogos favoritos do Sonic que eu gosto de revisitar sempre. Sonic Rush Adventure é a sequência de Sonic Rush também para Nintendo DS, título em que foi introduzida a Blaze, uma gata princesa de outra dimensão com poderes de dominação do fogo.

No primeiro Rush, Blaze vem parar na dimensão do Sonic, mas aqui o que acontece é o contrário. Sonic e Tails estavam voando no avião Tornado no meio de uma tempestade, então são engolidos por um ciclone e vão parar em outro mundo que posteriormente descobrem ser o de Blaze.


O jogo possui uma ambientação nos mares em que cada uma das fases está localizada em uma ilha e precisamos viajar de barcos entre elas por meio de minigames que substituem os Special Stages que são bem curtos e divertidos. O vilão é Captain Whisker, uma espécie de Doutor Eggman/Robotinik versão pirata.

Em comparação ao primeiro Rush, as lutas contra os bosses estão muito mais criativas e utilizam as duas telas do DS de forma inteligente. O jogo é quase inteiro em gráficos 2D, mas as batalhas contra eles e os minigames de navegação são em 3D.

A apresentação do enredo está bem mais interessante também já que os momentos mais importantes da história são contados em cutscenes animadas mais elaboradas, enquanto no primeiro jogo tudo era através de diálogos em texto.


Apesar de ser majoritariamente em 2D, Sonic Rush Adventure não é no estilo clássico do Mega Drive, se assemelhando aos jogos modernos em 3D, o que não é problema para mim já que gosto dos dois estilos. O level design é mais focado em terminar a fase com o máximo de velocidade possível.

É o melhor jogo do Sonic para consoles portáteis, na minha opinião.

Sonic Colors (Wii e DS)


Para fechar com chave de ouro vamos falar dessa obra-prima. Sonic Colors foi lançado em 2010. Na época todos estavam implorando por uma aventura do Sonic totalmente pura já que a Sega tinha feito algumas experiências bem polêmicas com o personagem (como sua versão lobisomem). Colors preencheu essa demanda com maestria.

No enredo, Dr. Eggman constrói um parque de diversões interestelar para se desculpar por seus erros do passado. Porém, rapidamente Sonic e Tails descobrem que se trata de mais um de seus planos malignos, dessa vez envolvendo a exploração de pequenos alienígenas coloridos chamados Wisps.

O que me encanta nesse jogo é que ele consegue ser completamente fiel à essência do Sonic, mas sem se escorar em nostalgia apresentando inúmeras novidades. Primeiro que todas as fases têm temas inéditos para a série. Com exceção de Tropical Resort, o primeiro mundo, que segue a tradição do tema tropical bem presente nas primeiras fases dos jogos (como a icônica Green Hill Zone).

Os gráficos são incríveis, estando entre os jogos mais bonitos do Nintendo Wii e a trilha sonora é delícia.


A jogabilidade segue o estilo de Sonic Unleashed (título da série principal anterior), porém, mais refinado e com maior ênfase no plataforming. Os pequenos aliens Wisps possuem poderes especiais e podem ser utilizados como power ups no decorrer das fases permitindo que o Sonic acesse caminhos alternativos aumentando o fator replay.

Jogos do Sonic que você precisa conhecer!
A fase Asteroid Coaster é uma montanha-russa no espeço sideral em meio a asteroides. Irado!
(Imagem retirada da internet)

Vídeo de gameplay.

A versão de Nintendo DS também é bem legal. Ela tem o gameplay muito parecido com o Sonic Rush Adventure e possui alguns Wisps exclusivos. A história é levemente diferente da versão de Wii, conta com a presença de alguns personagens como Shadow, Blaze e Silver. Além de também ter um final diferente.

Vídeo da versão de DS.

Sonic Colors é obrigatório para qualquer pessoa que goste de um bom plataformer, é imperdível. Um dos meus jogos favoritos de todos os tempos. Considero ele talvez o melhor jogo moderno do Sonic!

Finalizando

Alguns fãs do ouriço que estiverem lendo meu texto talvez se perguntem porque eu não coloquei Sonic Generations na lista. A resposta é que ele é um jogo muito bom, mas tem um apelo extremo em nostalgia que não me cativa tanto. Eu gosto de novidades, frescor, e o Generations é uma celebração do passado. Abri uma exceção para o Sonic Mania que também tem essa proposta, mas, porque acho ele um jogo mais variado.

Também não coloquei outros jogos do Mega Drive porque considero eles um pouco superestimados. Eles possuem um valor histórico inegável e são bons jogos até para os padrões atuais, mas existem muitos outros posteriores que são melhores e recebem menos atenção por motivos de saudosismo. Além disso, minha intenção foi apresentar jogos do Sonic que eu gosto e que são menos conhecidos por pessoas de fora da fanbase.

Eu estive um pouco deprimido nas últimas semanas e escrever sobre algo que eu gosto me ajudou a aliviar, mesmo não sendo o tipo de conteúdo que vocês estão acostumados de ver por aqui.

Vocês conheciam alguns desses jogos do Sonic? Tiveram curiosidade de experimentar? Me digam nos comentários! Vou adorar saber 😍


Jogos do sonic que você precisa conhecer!
Salve no Pinterest!






Comentários

  1. Eu não conhecia nenhum desses! haha Mas me fez lembrar da infância. Estava pesquisando sobre jogos para o meu sobrinho e gostei do seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe ela não gosta de alguns desses? Que bom que você gostou :3

      Excluir
  2. oi!
    Nossa que nostalgia :D eu adorava jogar estes jogos, o Sonic hoje em dia quem joga são meus sobrinhos e eles adoram...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! É uma personagem que atinge idades diferentes, gosto disso

      Excluir
  3. Que nostalgia boa esse seu post me deu. Eu jogava muito sonic nas antigas no nitendo hahah bons tempos.

    ResponderExcluir
  4. Eu já joguei a maioria dos que indicou acredita? Assim como você sou uma grande fã do sonic e só jogava isso na minha infância/adolescência kkk irei conhecer os outros jogos.
    Amei esse post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses jogos têm sido meus favoritos na série. Às vezes prefiro um, às vezes outro, mas no geral, todos esses se mantém na minha listinha

      Excluir
  5. Olá,

    Eu adorava o Sonic na minha infância, então seu post me trouxe uma grande nostalgia, me fez reviver bons momentos. Quantos aos jogos, conheço apenas um desses, que é o que a minha sobrinha joga bastante quando está no seu tempo livre. Às vezes também costumo jogar com ela haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia nenhum desses que citou. Nunca fui muito fã de games, pois sempre perdia e isso me desanimou demais.... rsrs

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não conhecia nada sobre o Sonic! xD Mas amei a sua postagem bem explicativa.

    Um beijo

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  8. Cara, que mundo incrível é esse ! Deve ser fascinante conseguir virar esses jogos. A Sonic sempre foi uma referência e acho que esse período ainda vai passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. A série já passou por muitos altos e baixos e sobreviveu.

      Excluir
  9. Menino do céu!!! Esse post é maravilhoso!!! Sou de uma família "GAMER" e amamos o sonic. Eu cresci jogando, assim como o meu marido e agora nossos filhos jogam. Amei o teu post Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta algum desses jogos e me conta o que achou :3

      Aposto que vocês vão adorar Sonic Colors, é o meu jogo moderno do Sonic favorito.

      Excluir
  10. Muito bom esse post. Sempre trazendo novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  11. Oii! Joguei muito na adolescência (olha que isso faz é tempo!) Por isso estou bemmmm desatualizada! O bacana é que vc nos situa direitinho! Adorei!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Adorei saber que você é um grande fã de Sonic. Ótimo saber que ter contato com um material tão bom assim do personagem, fez você querer relembrar alguns jogos dele que gosta. Eu conheço alguns jogos de Sonic sim, mas não muitos. Lembro que alguns eu até cheguei a jogar, porém foi algo breve. Eu sempre gostei e achava muito divertido pegar um jogo desses para passar o tempo. Então, gostei muito de todas as curiosidades e informações que você trouxe aqui para nós, a respeito do gráfico dos jogos, cores, trilha sonora e ambientações, etc e tal. Fiquei curiosa para conhecer e jogar muitos dos que mencionou e eu não me lembro de já ter jogado antes.

    ResponderExcluir
  13. Se tem um jogo que eu já joguei bastante na infância foi Sonic, não me lembro muito como era, na época ia evoluindo raramente, mas lembro-me de bons momentos com esse jogo.
    Agora com essa tecnologia toda, estou apostando no jogo que tem para celular "Sonic Dash", eu adoro e meu irmão mais novo também se apaixonou, portanto que fica até assistindo os desenhos do Sonic, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonic Dash é um joguinho bem legal. Joguei por bastante tempo ❤

      Excluir
  14. Achei seu post super interessante. Preciso confessar que curtia mais o Mário, joguei algumas vezes o Sonic, mas não me identifiquei. Tenho alguns jogos aqui e meu filho joga sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes é bom experimentar algum título diferente. Eu recomendaria o Sonic Colors, ele faz certo sucesso em quem gosta de Mario em Nintendo.

      Obrigado pela visita :3

      Excluir
  15. Olá Raphael,

    Caramba, fiquei muito intrigada, não sabia que o universo do Sonic tinha crescido tanto. A gente vai envelhecendo e acaba deixando de lado as coisas que amava quando era criança. Fiquei fascinada e acho que vou testar esse Sonic race.

    Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dica: clique em "notifique-me" para que você seja avisado(a) por e-mail quando eu responder seu comentário ❤