Lírios |
Desde pequeno eu sempre gostei de desenhar, porém, com o tempo fui me afastando dessa atividade, assim como me afastei da escrita. Um período obscuro da minha vida em que eu fiquei estagnado e abandonei todas as minhas paixões artísticas devido à minha autossabotagem. Já falei sobre isso muitas e muitas vezes em posts passados, então não vou me estender. A questão é que aprendi que desenhar é trabalho e é dedicação. Talento é uma coisa que não existe. Desenhar não é dom, é esforço.
Acredito que eu fiquei muito tempo dentro dessa ilusão, achava que eu jamais iria conseguir desenhar melhor porque isso é um dom nato, ou você já nasceu sendo Leonardo da Vinci, ou você nunca se tornará bom. O que é bem irônico já que o mestre da Vinci estudava feito um condenado, como podemos ver pelos seus registros históricos.
Outro fator é que sempre que eu falava que eu gostava de desenhar e as coisas que eu gostava de desenhar, aparecia alguém para falar que isso não daria dinheiro ou não me daria futuro. Por muito tempo valorizei as opiniões dessas pessoas.
Mas sabe, eu aprendi que o que importa é começar. Se eu começar a praticar, pode ser que eu nunca me torne bom, mas pelo menos eu tenho mais chances do que se eu ficar parado. Também decidi que eu vou praticar e estudar para ficar bom, independentemente de atuar profissionalmente com isso ou não. Eu quero ficar bom porque eu gosto.
Hoje em dia eu não valorizo estudar e aprender apenas coisas que possam me dar dinheiro ou adicionar qualificações no meu currículo. Nós não somos máquinas, apesar de para o sistema capitalista sermos avaliados pelos nossos recursos e capacidade de gerar dinheiro como se fossemos ativos.
Enfim, faz cerca de um mês que comecei a estudar desenho e já fiz 31 desenhos! 😱 Praticamente um por dia, irei compartilhar e comentar alguns deles aqui.
Cebolinha
Desenho simples que fiz do meu personagem favorito da Turma da Mônica: o Cebolinha. Adoro seu jeito ambicioso e megalomaníaco! Reproduzi o personagem, mas com um traço levemente modificado, uma releitura.
Mickey Mouse
Outro desenho simples de outro personagem que gosto muito. Essa foi a segunda tentativa, o primeiro desenho que tentei fazer do Mickey ficou super esquisito!
Spinel
Vilã do filme do Steven Universe. Super sensível, instável, surtada e desequilibrada, além de ter sido abandonada no espaço. Não tinha como eu não me identificar.
Retrato
Desenhei o meu parceiro Danilo utilizando uma das fotos dele como referência, porém, eu não queria deixar tão realista e estilizei um pouco desenhando os olhos maiores e mais expressivos.
Sonic
Fiz esse desenho do Sonic utilizando como referência uma das cenas animadas do jogo Sonic CD. Eu gostei bastante da técnica da pintura, porém, não fiquei satisfeito com a combinação das cores do fundo, nem essa aura em torno dele, não ficou com o resultado que eu esperava. Ainda pretendo refazer a pintura deixando o chão verde e o céu mais azul.
David - Michelangelo
Resolvi estudar sombreamento, proporções e os planos do rosto humano desenhando estátuas greco-romanas ou renascentistas. Foi um exercício interessante e uma das que eu desenhei foi David do Michelangelo.
Bonsai
Outro exercício com grafite, borracha e lápis branco.
Sonic Lost World
Outra fanart que fiz de Sonic, mas dessa vez baseada no jogo Sonic Lost World de Nintendo Wii U e PC.
Alis Landale
A protagonista de Phantasy Star, um dos meus jogos favoritos. Utilizei lapiseira, lápis de cor escolar e uma caneta azul que tinha aqui em casa.
Nu artístico
Eu gosto da forma que a nudez era encarada na época da antiguidade clássica. O valor máximo daquele período era o antropocentrismo, ou seja, o ser humano, o seu corpo e as suas capacidades racionais. Por isso, as antigas esculturas gregas e romanas valorizavam tanto o corpo humano. A nudez não era encarada com escândalo e nem era sempre associada a sexualidade, como é na nossa cultura contemporânea com influência de valores judaico-cristãos. Fiz esse desenho utilizando uma foto minha como referência. Foi a segunda tentativa porque o primeiro desenho tinha ficado bem esquisito.
Bayonetta
Por fim, o desenho que eu fiz hoje que acredito ser o melhor até então. Desenhei a Bayonetta, protagonista de um jogo de ação que eu gosto muito. Ela é uma bruxa que tem poderes relacionados ao seu cabelo.
Finalizando...
Esses são só alguns desenhos que eu fiz, se eu colocar todos aqui o post vai ficar enorme e muito pesado. Estou percebendo bastante progresso desde os primeiros. Inicialmente eu fazia coisas muito simples, agora estou me desafiando mais fazendo composições mais elaboradas e utilizando imagens mais complexas como referência. Apaixonado pelo resultado dessa fanart da Bayonetta! Para fechar, fiquem com o speed drawing dela ✎
Eu amo desenhar. Desenho desde criança e tenho uma mãe que sempre me incentivou muito. Sou graduada em Artes Plásticas, desenho e pintura. Nesse isolamento também voltei a desenhar e, como você, acredito que a prática deve ser constante. Mantenho um perfil no instagram só pra poder divulgar meu trabalho, se quiser dar uma passada lá é o www.instagram.com/yaya_ilustra
ResponderExcluirSucesso, seus desenhos são lindos!
Olá,
ResponderExcluirPoxa que legal, desenho é uma arte que mostra muito a nossa energia interna. Gosto de desenhar, já fiz até aulas. Mas me vejo como uma pessoa de momentos, há momentos de que me sinto muito inspirado a desenhar e a momentos que sinto muito bloqueio, é triste.
Seus desenhos são lindos, continue praticando e fazendo mais arte.
att, @somaisumaelatorio (https://somaisumaleatorio.wordpress.com)
Puxa, que desenhos incríveis! E realmente a evolução se torna perceptível conforme você vai praticando mais e mais (adorei a Bayonetta!).
ResponderExcluirÉ ótimo quando retomamos algum hobby que amamos simplesmente por amá-los, não para produzir algo em troca. Em tempos como os nossos, chega a ser um verdadeiro ato de rebelião.
Parabéns pela retomada e por continuar praticando e se aperfeiçoando. Todo sucesso do mundo para você. Abs!
Estou conhecendo agora e simplesmente me encantando com desenho. Incrível como é relaxante e ao mesmo tempo estimulador e quanto mais você se aprofunda e estuda, melhor é o resultado do que produz. Está muito claro que é necessário uma espécie de treino diário. Obrigado por compartilhar conosco Raphael !
ResponderExcluirEntendo como ao passar por um período obscuro da nossas vidas, acabamos nos afastando de atividades que tanto gostávamos, e ainda gostamos. Achei o máximo saber que você gosta de desenhar desde pequeno. Porém, com o tempo foi se afastando dessa atividade, assim como da escrita.
ResponderExcluirSó posso desejar que voceê continue com os seus desenhos! São tão caprichados! Admiro muito essa arte, mas não passo muito dos desenhos de palitinhos rs'. Apesar de ser uma arte que eu não tive nem a oportunidade de aperfeiçoar ou de sequer praticar, sabe?
Oii, que legal que voltou a fazer algo que goste, é muito bom quando fazemos por nossa própria vontade e não com alguma "obrigação de fazer".
ResponderExcluirMeu amigo vc é um talendo, não pare nunca de desenhar, sendo a prazer ou profissionalmente continue. Eu sou um desastre completo desenho nada 🙈 o meu favorito dos que postou foi o do Sonic, amei o jogo de cores. Parabéns
ResponderExcluirAdorei seus desenhos, e sua reflexão. Já me encontro nesse ponto também, de fazer o que me deixa feliz - adoro artesanato, e estou investindo mais tempo nisso, mesmo sabendo que não vou ficar rica. A intenção é ser feliz! Parabéns pela ousadia!
ResponderExcluirOi, tudo bem? Ah, que legal você ter voltado a praticar. Apesar de gostar muito nunca tive tanto talento haha Já minha mãe desenha de tudo, nasceu talentosa. Acredito que o meu é com as palavras. Sempre gostei de redação e português. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirEu amava desenhar quando era adolescente. Pintura tbm. Embora não sejam meu forte. Nunca quis me profissionalizar, mas gostava do hábito de desenhar. Até hj tenho uma pasta guardada...
ResponderExcluirFico feliz que vc tenha mudado de ideia e decidido recomeçar. Seus desenhos sao ótimos. Nao desista.
Cebolinha tbm é meu preferido hehehe
Küss 😘
Caramba, Raphael. Você é um rapaz surpreendente e cheio de capacidades. Fiquei encantada com seus desenhos. Como não sei desenhar nem aqueles homens palito, a arte de quem estuda e se dedica a essa forma de expressão muito me encanta. Meu irmão desenha muito bem desde criancinha. Eu até tatuei uma obra dele onde adaptou meus dois filhos como O Pequeno Principe, lá no planetinha, mas com o acréscimo da raposa. Apaixonante!!
ResponderExcluirSucesso em seus estudos. Você é realmente muito bom. Parabéns pela dedicação.
Olá, Raphael!
ResponderExcluirEntendo bem como é abandonar coisas que gostamos em nome de produzir algo que dê retorno. Eu mesma já nem sei mais qual foi a última vez em que escrevi textos literários somente porque eu queria.
Parabéns por se dedicar à prática. Com certeza, o “dom nato” é um mito que devemos combater mostrando que, com dedicação, todos podemos aprender algo. E parabéns também pelos desenhos incríveis.
To chocada com a perfeição dos desenhos
ResponderExcluirO do SONIC, achei ate que era uma foto e nao um desenho
Nunca tive talento pra desenho, o maximo que eu desenhava era a turma da monica hahahah
Seus desenhos são perfeitos parabéns! Eu só sei ampliar desenhos já feitos. Queria saber desenhar para poder ilustrar meus próprios livros Infantis.
ResponderExcluirNos últimos dias minha vontade de desenhar está voltando aos poucos, eu amava fazer isso na infância, e amava pintar também, comprava aqueles livros com 365 desenhos e pintava todos em um mês ou menos. Seus desenhos ficaram MUITO lindos! Amei todos <3
ResponderExcluirAdorei seus desenhos! Achei muito fofos e muito bem feitos. O do Sonic, então! Que bom que retomou esse hábito! É muito gostoso mesmo.
ResponderExcluirMeu Deus como você desenha bem! Amei seus traços, admiro muito quem tem esses dons. Não pare, aproveite para relaxar e colocar essas obras primas no papel!
ResponderExcluir